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Tubérculos saudáveis

Quando pensamos em tubérculos, logo vem a nossa mente a batata, o mais popular desse tipo de leguminosas. No entanto, a batata é pobre em vitaminas, proteínas e fibras, sendo apenas uma fonte poderosa de carboidratos. Mas outros tubérculos são muito mais saudáveis e até mais saborosos, sendo ótimas opções para substituí-la no cardápio. Separamos alguns deles com ideias de consumo que vão agradar a criançada.

Mandioquinha: Também conhecida como batata salsa ou batata baroa, esta tuberosa é rica em fibras, tem ação antioxidante, altos níveis de vitamina C, E, B e K. É também uma boa fonte de cálcio. Sugestão de consumo: purê de mandioquinha é uma delícia para o almoço como acompanhamento. Amasse 4 mandioquinhas pré-cozidas, misturando 1 colher de sopa de manteiga e sal a gosto.

Mandioca: Atende também pelo nome de aipim ou macaxeira, dependendo da região do país. A mandioca é o alimento base da cultura indígena e por isso tão popular no Brasil. Fonte natural de fibras e potássio, é altamente energética, sendo recomendada até para quem tem diabetes, além de possuir ação antioxidante. Sugestão de consumo: cozida na água, com um pouco de sal. O cozimento é demorado, cerca de 1 hora. Dica: ao comprar a mandioca, descasque-a e coloque-a direto na água para conservar por até um dia. Você também pode descascá-la e levar ao congelador, com validade de até 3 meses.

Batata doce: Muito consumida para a prática de esportes e emagrecimento, a batata doce possui baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta. É também um carboidrato complexo recomendado para diabéticos. Ajuda na formação de colágeno e é rica em vitaminas A, B e C, além de fibras. Sugestão de consumo: assada. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 220 °C. Coloque a batata com casca e tudo no forno, virando de lado a cada 10 minutos por cerca de 40 minutos. Sirva em seguida, com casca e tudo, basta cortá-la no meio e raspar o conteúdo com uma colher.

Inhame: Outra tuberosa de tradição indígena, o inhame é outra fonte riquíssima em fibras. É rico em ferro, potássio, cálcio, cobre, fósforo e magnésio, fonte de fibras e ácido fólico, sendo o mais saudável desses quatro tubérculos. Sugestão de consumo: cozido. Descasque e pique o inhame, cozinhe por 30 minutos em água fervente. Sirva com um pouco de sal e manteiga de café da manhã, fica uma delícia!

Formas caseiras de curar e confortar


Mudança de estações, como esta do inverno para a primavera, acabam sempre causando algumas mudanças de temperatura, umidade e qualidade do ar. Isso acarreta, às vezes, aqueles resfriados, alergias e indisposições diversas nos pequenos. Contudo, toda mãe conhece algumas formas caseiras de aliviar certos mal-estares que um dia sem casaco ou um vento mais gelado podem causar, trazendo conforto quase imediato para as crianças.


Para problemas respiratórios, gripes e resfriados, uma boa maneira de acelerar a melhora da criança é preparar uma sopinha quente. A canja é a receita mais comum. A proteína da carne, as vitaminas dos legumes e o carboidrato do arroz são uma bomba de nutrientes para dar vitalidade à criança. Além do que, a sopinha quente conforta e abre as vias aéreas. Outra boa dica, para gripes, resfriados ou alergias que deixam o nariz dos pequenos entupido, é adicionar um pouco de curry, tempero indiano picante que ajuda a abrir as vias aéreas e esquenta o corpo, acelerando o trabalho do sistema imunológico. Chás quentes com gengibre, mel e limão podem também ser um alívio imediato para esse tipo de mal-estar.


Quando o tempo está muito seco, também são comuns problemas respiratórios. Nesses casos, o ideal é tentar umidificar o quarto da criança. Existem umidificadores de ar à venda em farmácias e lojas especializadas em produtos médicos que são aliados poderosos. Utilizando uma solução de soro fisiológico, o aparelho produz uma inalação que abre as vias respiratórias. Mas, caso você não disponha de um umidificador, pode aplicar a solução de soro fisiológico diretamente no nariz do pequeno, assim como deixar uma toalha molhada perto de sua cama. Conforme a umidade da toalha evapora, esse processo ajuda a equilibrar a qualidade do ar no ambiente.


Para problemas de digestão, evite dar antiácidos para as crianças. O melhor é utilizar alimentos naturais que equilibrem o ph do estômago, tais como batata, couve, milho, pimentão e uva. Até mesmo uma mistura de água com suco de limão pode combater a acidez, pois, apesar dessa fruta ser cítrica, ela tem um efeito neutralizador de ácidos quando chega ao estômago. O mesmo se aplica ao abacaxi, que possui enzimas proteolíticas, que neutralizam as proteínas. Mas caso utilize essa fruta com antiácido, certifique-se de que a criança não consuma carboidratos junto, pois eles acabam inibindo sua ação.


Para casos de constipação intestinal, são muitos os alimentos que podem sanar esse problema, evitando o uso de purgantes ou supositórios de farmácia. A fruta mais poderosa é o mamão e mesmo as suas sementes podem ser consumidas para acabar com a constipação. Outros alimentos que equilibram a quantidade de fibras no organismo são: folhas verdes, brócolis, laranja com bagaço, leguminosas (abóbora, cenoura, beterraba, inhame), oleaginosas (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha), damasco, ameixa, aveia e cereais integrais.


Portanto, quando seu filho estiver com alguma dessas indisposições comuns, é melhor ir antes à geladeira do que à farmácia. Evitar o uso de remédios desde a infância é garantir a saúde do pequeno no futuro.

10 dicas para as crianças dormirem melhor


Se toda noite é aquela mesma saga para fazer o seu filho dormir, talvez seja propício tomar algumas medidas que o ajudem a pegar no sono no horário conveniente. Estas 10 dicas podem ajudar a criança a seguir uma rotina ideal para o sono da família toda:

  1. Evite grandes refeições e alimentos pesados pelo menos 2 horas antes do momento de dormir, assim como bebidas ou comidas que contém cafeína 6 horas antes de ir para cama.

  2. Depois do jantar, é melhor não haver atividades estimulantes e brincadeiras que despendam muita energia, elas acabam tirando o sono das crianças. O melhor é relaxar, ler uma boa história e dar um tempo para a digestão.

  3. Avise seu filho com certa antecedência sobre o horário de ir dormir, por exemplo: “daqui a 30 minutos é hora de deitar e dormir”. Mas avise apenas uma vez. Se você reiterar essa informação, acaba dando chance a criança de postergar a hora de finalmente descansar.

  4. Logo depois desse aviso, estabeleça uma rotina de relaxamento no quarto da criança. É um tempo para curti-la, contar histórias, conversar ao seu lado na cama. Evite contos assustadores ou ligar a TV. Também, é melhor ler histórias conhecidas e apreciadas pela criança, pois, aquilo que já lhe é familiar a faz relaxar.

  5. Evite cantigas de ninar e balançar a criança no berço ou em seu colo para fazê-la dormir, porque isso pode condicioná-la a só dormir com o movimento ou a música. Desta forma, se ela acordar no meio da noite, você acabará tendo que repetir o procedimento. O melhor é condicioná-la a dormir em contato com algum objeto que lhe dê conforto, como um cobertor ou um bichinho de pelúcia.

  6. Garanta o conforto de seu filho na cama ou no berço. Pijamas, cobertores, travesseiros e ursinhos de pelúcia não devem restringir seus movimentos. Da mesma forma, a temperatura do quarto deve estar agradável.

  7. Se seu filho chama por você logo depois de ficar sozinho no quarto, não o responda imediatamente. Essa atitude o fará lembrar que está na hora de dormir e também lhe dará a chance de acalmar-se e dormir sozinho, enquanto espera por você atendê-lo.

  8. Se a criança sair do quarto no meio da noite, conduza-a gentilmente à cama e lembre-a que é hora de dormir.

  9. Alguns objetos que acalmam a criança podem ser bons aliados para fazê-la relaxar, não só bichinhos de pelúcia para abraçar, como também alguns aromas calmantes que você pode borrifar no quarto ou uma meia luz agradável para os pequenos que têm medo de escuro.

  10. Estabeleça uma lógica de compensação para cada noite que a criança passa inteirinha em seu quarto, sem problemas para dormir. Assim, se ela receber algo que deseja por dormir direitinho, acaba internalizando mais facilmente a importância de seguir essa rotina.

5 dicas para ensinar boas maneiras a uma criança


Todos os pais desejam que seus filhos sejam bem-educados. Algumas crianças aprendem facilmente, outras demonstram mais dificuldades, contudo, modelar comportamentos é a melhor maneira de ensinar as boas maneiras e, querendo ou não, a forma como uma criança se porta é uma espécie de reflexo da maneira como seus pais se comportam. Fazer com que o pequeno compreenda a importância básica das boas maneiras é essencial para que ele seja capaz de viver bem em sociedade, tanto durante a infância, quanto mais tarde, na fase adulta. Boas maneiras também refletem uma personalidade agradável e altruísta, pois não significam um simples “obrigado” ou “por favor”, mas o respeito com relação às diferenças e ao espaço de cada um no mundo.


1. Espere respeito: nenhuma criança nasce sabendo como se portar de maneira educada, mas é desde cedo que os pais devem ajudá-la a construir esse comportamento. As raízes da boa educação são saber respeitar e ser sensível ao outro. Desta forma, a sensibilidade é uma das qualidades mais importantes a ser despertada. A sensibilidade de uma criança evolui para o respeito que demonstrará pelo próximo. Saber levar em conta os sentimentos alheios é um misto de sensibilidade e respeito que, naturalmente, resultará em boas maneiras.


2. Ensine palavras-chave desde cedo: até mesmo crianças de 2 anos de idade são capazes de dizer “obrigado” ou “por favor”, ainda que não compreendam totalmente o significado social dessas palavras. Para pequenos dessa idade, “por favor” é o começo de uma interação e “obrigado” o seu final. As crianças começam apenas repetindo as palavras e percebendo sua utilidade prática, para depois atribuírem-lhe um significado. Mas, pelo menos, já são incorporadas em seu vocabulário palavras-chave de respeito que, mais tarde, tendem a adquirir seu significado social.


3. Modele as maneiras: na faixa etária dos 2 aos 4 anos, faça com que seu filho escute e repita palavras-chave como “obrigado”, “por favor”, “desculpe” ou “com licença” conforme você interage com outras pessoas ao longo do dia. Também, utilize com ele as mesmas boas maneiras que você dispensa aos adultos. Assim, o pequeno irá internalizando essa forma polida de tratar as pessoas.


4. Não force as boas maneiras: a linguagem não é uma habilidade a ser forçada, mas a ser repetida e, mais tarde, compreendida. Ainda que seja normal a criança se esquecer de dizer as coisas de maneira educada, sempre pedir pela “palavrinha mágica” antes de conceder-lhe um pedido potencializa seu entendimento. Assim, toda vez que ela desejar algo, saberá que deve acrescentar um “por favor”, principalmente, seguindo o seu exemplo.


5. Corrija de forma adequada: se a criança se comporta mal e é punida de forma ruim por isso, tal ato pode retardar sua compreensão sobre o que significa ser bem-educado, associando a sensibilidade e o respeito ao medo e à punição. Portanto, a melhor maneira de ensinar um bom-comportamento ao seu filho é ensinando-o e corrigindo-o através do seu exemplo.

Receitas de almoço para o dia dos pais: canelone de berinjela e mousse de limão com pistache


O dia dos pais está chegando e a data pede um almoço de domingo especial. Por que não escolher duas receitas leves e fáceis de fazer, que as crianças podem entrar em ação para ajudar no preparo? Confira uma receita saborosa e saudável de canelone de berinjela com recheio de ricota e molho vermelho, que pode ser servido com arroz branco e uma boa salada de rúcula. Arremate a refeição com o mousse de limão com pistache.


Canelone de berinjela


Ingredientes:


— 2 Berinjelas grandes cortadas em fatias


— 350 Gramas de ricota fresca


— ½ Xícara de folhas frescas de manjericão


— 1 Colher de sopa de orégano desidratado


— 1 Colher de sopa de açafrão


— Suco de 1 limão


— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem


— Sal e pimenta a gosto


— Queijo parmesão ralado


— Papel manteiga


Molho de tomate:


— 4 Tomates maduros


— 1 Dente de alho picado


— 1 Cebola picada


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de mel


— Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 220 °C. Salgue as fatias de berinjela em ambos os lados e disponha-as em uma forma untada com um fio de azeite. Leve ao forno por 15 minutos. Faça o molho de ricota: coloque em um processador ou liquidificador a ricota, as folhas de manjericão, o orégano, o açafrão, uma colher de azeite de oliva e o suco de um limão. Bata bem, até conseguir um recheio homogêneo e consistente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.


Faça o molho de tomate: refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Adicione os tomates picados e sem as sementes. Refogue e deixe cozinhando em fogo médio por 30 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto e corrija a acidez com o mel. Reserve.



Monte os canelones com a ajuda de seu filho: retire as fatias de berinjela do forno após 15 minutos e disponha uma colher de sopa de recheio sobre a extremidade de cada uma, posicionadas em uma forma forrada com papel manteiga. Enrole cada fatia recheada como um canelone e prenda as extremidades com um palito, se necessário. Jogue o molho de tomate por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos. Finalize com um parmesão ralado a gosto antes de servir.



Rendimento: 10-12 canelones


Mousse de limão com pistache


Ingredientes:


— Suco de três limões sicilianos (pode substituir por limões Taiti se preferir)


— 1 Lata de leite condensado


— 1 Lata de creme de leite


— 100 Gramas de pistaches sem casca e grosseiramente debulhados



Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes, exceto os pistaches, no liquidificador. Bata bem até conseguir um creme homogêneo. Leve à geladeira por pelo menos três horas. Antes de servir, coloque os pistaches debulhados e descascados por cima.


Rendimento: 10-12 porções

Como a jardinagem estimula o aprendizado das crianças


A jardinagem é uma atividade educativa e lúdica muito indicada para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Também ajuda no aprendizado de conhecimentos básicos sobre ciência e biologia. O processo de ver uma planta crescendo incita nas crianças questões como “por que as plantas precisam de Sol? ”, “como elas ‘bebem’ água? ”, “por que as minhocas fazem bem para as plantas? ”. Depois, é possível também causar indagações sobre a composição do solo e a fotossíntese.


O crescimento da planta na medida do tempo também pode ajudar as crianças a desenvolver seus conhecimentos matemáticos: a cada semana, o quanto a planta se desenvolve em centímetros, quantas flores um broto ou semente pode desenvolver, como seu caule vai se dividindo em mais caules e assim por diante.


Cuidar do desenvolvimento de uma planta desde seu broto ou semente também contribui para elevar a disciplina da criança. É como se ela tivesse um serzinho que depende dela para crescer e tornar-se forte. Uma forma de valorizar e encarregar-se de uma vida que surge e permanece diante de seus próprios cuidados.


Outra maneira de potencializar a experiência da jardinagem para os pequenos é fornecendo-lhes livros sobre o assunto. Existem vários títulos infantis disponíveis para esse aprendizado. Também, uma boa ideia é tirar semanalmente uma foto da planta e compará-las depois em conjunto, para que a criança tenha uma visão macro de como se dá o início e o desenvolvimento de uma vida.


Não importa se você mora em apartamento ou se não tem espaço suficiente para um belo jardim. Um ou dois vasinhos já podem despertar todos esses conhecimentos e sentimentos nos pequenos. Basta um cantinho arejado e que bata Sol durante um período do dia. O melhor é pesquisar o tipo de planta mais adequado para o espaço que você dispõe em sua casa. A jardinagem é uma atividade que desperta nas crianças o sentimento de proteger o meio ambiente, algo urgente para nosso planeta e para garantir o futuro saudável das próximas gerações.