voltar

Blog > coelho da páscoa

Receita de espetinhos de frango agridoce


Espetinhos parecem uma forma mais divertida de comer, não é mesmo? Talvez porque remetam aqueles dias de churrasco com a família, talvez porque sejam práticos de degustar e coloridos, já que misturam carnes, vegetais e até mesmo frutas. Bom, a verdade é que a criançada adora um espetinho e essa é uma forma mais fácil de fazer com que as mais chatinhas comam vegetais. Um apelo visual nas refeições sempre ajuda a convencê-los.


A receita de hoje é um pouquinho diferente daqueles espetinhos mais comuns do churrasco de domingo, pois utiliza carne de frango e abacaxi, além de poder ser feita no forno, caso você não possua churrasqueira ou grelha em casa.


Dica: você precisará de mais ou menos 2 abacaxis para esta receita, um será utilizado na forma de suco para marinar a carne e o outro cortado em cubos para montar os espetinhos.


Curiosidade: o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda a deixar a carne mais macia, tornando-se assim um ótimo suco para marinar outros tipos de carne e acrescentar um sabor agridoce especial a outras receitas.


Ingredientes:


Para marinar o frango:


— 500 gramas de peito de frango cortado em cubinhos


— 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)


— 600 ml de suco de abacaxi filtrado


— 2 dentes de alho amassados


Para montar o espetinho:


—15 Palitos de churrasco


— 1 Abacaxi cortado em cubos (mais ou menos 40 cubos)


— 2 Pimentões vermelhos cortados em fatias


— 500 gramas de tomatinhos cereja


— Papel manteiga e forma grande (se for assar no forno convencional)


Modo de preparo:


Primeiro, coloque o frango em uma vasilha com os ingredientes destinados à marinada. Misture bem e leve ao refrigerador por cerca de 30 minutos.


Pré-aqueça o forno a 200°C. Então é hora de começar a montar os espetinhos. As crianças podem ajudar nesta parte, a ordem que seguimos foi:


2 tomates cereja ? 1 cubinho de pimentão ? 1 cubinho de frango ? 1 cubinho de abacaxi: repita esta sequência mais uma vez e finalize com outros 2 tomatinhos cereja.


De qualquer maneira, as crianças podem criar a ordem que preferirem ao ajudarem a montar os espetinhos.


Depois de montar todos os espetinhos (cerca de 12 a 15), forre uma forma grande com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, virando os espetinhos de lado na metade desse tempo. Sirva com arroz integral.


Rendimento: de 12 a 15 espetinhos.

Talharim com iogurte grego e cebola caramelizada


A receita de hoje é para aquelas jantas especiais nestas noites frias de outono: pasta com creme e cebola caramelizada. Uma delícia com textura e sabor inconfundíveis! Além, é claro, de levar ingredientes simples e ser de rápido preparo.


Ingredientes:


— 2 Dentes de alho


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de manteiga sem sal


— 2 Cebolas médias


— 2 Colheres de sopa de açúcar mascavo


— 1 Xícara de caldo de vegetais ou frango


— 300 Gramas de talharim


— 1 Xícara de iogurte grego tradicional (você pode substituir por coalhada ou nata)


— Sal e pimenta do reino a gosto


— 150 Gramas de parmesão ralado


Modo de fazer: coloque o talharim para cozinhar, conforme as instruções do pacote. Esprema os dentes de alho e corte as cebolas em fatias finas. Em uma panela, adicione a manteiga e o azeite, esquente em fogo médio. Adicione as cebolas, refogue um pouco, adicione o alho, refogue mais e acrescente o açúcar mascavo, sempre mexendo. Quando estiver no ponto, as cebolas quase queimando, adicione o caldo de vegetais ou frango e deixe ferver por 5 minutos. Escorra o talharim e o coloque numa vasilha. Despeje o molho de cebolas por cima da massa. Adicione o iogurte, tempere com sal e pimenta e misture bem. Finalize com queijo ralado por cima.


Rendimento: 4 porções.

DIY Dia das Mães: buquê-cartão


O dia das mães está aí e todo mundo sabe que, para uma mãe, não existe melhor presente do que uma demonstração de carinho e amor de seus filhos. Por isso, não é preciso coisas caras, mas sim, alguma lembrança carinhosa, um cartão, uma flor, algo pensado especialmente para a mulher mais importante da nossa vida, aquela que nos deu a vida.


Nossa ideia de presente, que pode ser feita pelos pequenos com a ajuda de um adulto, é um buquê de flores de papel: algo simples, bonito, e que também funciona como um cartão e uma demonstração criativa de amor.


Materiais:


Papel cartão ou canson (ou qualquer tipo de papel mais durinho)


Tesoura


Lápis


Pincéis


Tintas acrílicas das suas cores preferidas



Comece desenhando as flores no papel cartão com o lápis. Pinte-as ou deixe o pequeno pintar da maneira que desejar. Espere a tinta secar. Depois, recorte a flor desenhada. Não precisa ser um recorte perfeito e rente ao desenho.



Deixe sua mensagem de amor para mamãe na parte de trás das flores. Monte um buquê colorido e com muitos “eu te amo” escritos, o que acha?

DIY Páscoa: ovinhos decorados

Ovos decorados são uma tradição de Páscoa. Para espalhar pela casa, pôr na cestinha de chocolates ou para presentear, o post de hoje vai ensinar a transformar seus ovinhos em quatro aves diferentes: pinguim, pavão, coruja e tucano. Os materiais são simples e o resultado original e colorido.

Materiais:

— 4 Ovos
— Tinta acrílica de várias cores
— Cartolina colorida
— Canetinhas coloridas
— Pincéis
— Tesoura
— Pistola de cola quente
— Lápis

Pinguim: fazer o desenho do pinguim no ovinho é muito simples. Basta traçar com o lápis um círculo oval e pintar toda a parte de fora com tinta preta. Depois, com a canetinha, faça os olhinhos e o bico do animal.

Pavão: para fazer o pavão, pinte todo o ovo de azul. Espere secar e desenhe com a canetinha os olhinhos e o bico. Desenhe na cartolina verde as penas, utilizando outras cores de papel para customizá-la, como na imagem abaixo. Fixe as penas de papel na parte de traz do ovinho pintado utilizando cola quente.

Coruja: desenhe no ovo um losango. Pinte toda parte exterior do ovo de marrom, como feito com o pinguim. Crie com a canetinha uma textura diferente na barriga da coruja. Depois é só desenhar os olhos e o bico, também com canetinha.

Tucano: o tucano, assim como o pavão, leva acessórios de papel colados. Para fazê-lo, basta desenhar uma forma em formato de feijão no ovo e pintar sua parte externa com tinta preta. Depois, divida a parte interna como na imagem abaixo e pinte com cores diferentes cada uma. Faça uma bolinha com canetinha preta representando o olho. Desenhe o bico colorido e as penas de cima da cabeça na cartolina, recorte e cole com a pistola quente.

Dica: utilize um copinho ou potinho de vidro para apoiar os ovos pintados enquanto a tinta seca.
Não ficaram lindos? Qual o seu favorito?


DIY: interruptores de luz customizados

De vez em quando bate aquela vontade de mudar alguma coisa no quarto das crianças, deixá-lo mais alegre, colorido. Mas não precisam grandes reformas para matar esse desejo, alguns detalhes novos na decoração podem criar esse efeito. O post de hoje traz uma opção dessas, uma forma simples e barata para customizar placas de interruptor de luz deixando-os mais divertidos e únicos. As crianças vão amar essa ideia! Você vai precisar de:

— Placas de interruptor de luz brancas
— Esmaltes coloridos (escolha tons que combinem com a decoração ou com seu gosto pessoal)
— Um recipiente plástico para ser descartado
— Um pouco de água morna

Coloque a água morna no recipiente. Depois, despeje um pouco dos esmaltes das cores que você escolher, de acordo com o efeito que imagina.

Repare que o esmalte flutuará na superfície da água. A partir daí já dá para ter uma ideia de como será o efeito.

Mergulhe com cuidado a superfície frontal da placa do interruptor na mistura de esmalte com água. Agite gentilmente e retire, deixando-a secar.

Uma dica importante para o processo é sempre realizá-lo rapidamente, pois a mistura de esmalte com água seca poucos minutos depois!

Receita de Bicho de Pé

Um docinho que não pode faltar nas festinhas de aniversário dos pequenos, o Bicho de Pé é um tipo de brigadeiro diferente, que leva gelatina ao invés de chocolate. Confira a receita abaixo e experimente fazer essas verdadeiras delícias em cor-de-rosa:

Ingredientes:

- 3 folhas de gelatina vermelha sem sabor
- 2 colheres de água quente
- 1 lata de leite condensado
- Açúcar para enrolar
- Folhas verdes para decorar

Modo de Preparo:

Coloque a gelatina na água quente e misture o leite condensado. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até engrossar. Ao desgrudar da panela, despeje a massa em um prato umedecido e espere esfriar. Enrole como se fosse brigadeiro e passe no açúcar para decorar. Enfeite com a folhinha verde (pode ser de hortelã) ou com confeitos da sua preferência.