voltar

Blog > jantar

Receitas de almoço para o dia dos pais: canelone de berinjela e mousse de limão com pistache


O dia dos pais está chegando e a data pede um almoço de domingo especial. Por que não escolher duas receitas leves e fáceis de fazer, que as crianças podem entrar em ação para ajudar no preparo? Confira uma receita saborosa e saudável de canelone de berinjela com recheio de ricota e molho vermelho, que pode ser servido com arroz branco e uma boa salada de rúcula. Arremate a refeição com o mousse de limão com pistache.


Canelone de berinjela


Ingredientes:


— 2 Berinjelas grandes cortadas em fatias


— 350 Gramas de ricota fresca


— ½ Xícara de folhas frescas de manjericão


— 1 Colher de sopa de orégano desidratado


— 1 Colher de sopa de açafrão


— Suco de 1 limão


— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem


— Sal e pimenta a gosto


— Queijo parmesão ralado


— Papel manteiga


Molho de tomate:


— 4 Tomates maduros


— 1 Dente de alho picado


— 1 Cebola picada


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de mel


— Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 220 °C. Salgue as fatias de berinjela em ambos os lados e disponha-as em uma forma untada com um fio de azeite. Leve ao forno por 15 minutos. Faça o molho de ricota: coloque em um processador ou liquidificador a ricota, as folhas de manjericão, o orégano, o açafrão, uma colher de azeite de oliva e o suco de um limão. Bata bem, até conseguir um recheio homogêneo e consistente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.


Faça o molho de tomate: refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Adicione os tomates picados e sem as sementes. Refogue e deixe cozinhando em fogo médio por 30 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto e corrija a acidez com o mel. Reserve.



Monte os canelones com a ajuda de seu filho: retire as fatias de berinjela do forno após 15 minutos e disponha uma colher de sopa de recheio sobre a extremidade de cada uma, posicionadas em uma forma forrada com papel manteiga. Enrole cada fatia recheada como um canelone e prenda as extremidades com um palito, se necessário. Jogue o molho de tomate por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos. Finalize com um parmesão ralado a gosto antes de servir.



Rendimento: 10-12 canelones


Mousse de limão com pistache


Ingredientes:


— Suco de três limões sicilianos (pode substituir por limões Taiti se preferir)


— 1 Lata de leite condensado


— 1 Lata de creme de leite


— 100 Gramas de pistaches sem casca e grosseiramente debulhados



Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes, exceto os pistaches, no liquidificador. Bata bem até conseguir um creme homogêneo. Leve à geladeira por pelo menos três horas. Antes de servir, coloque os pistaches debulhados e descascados por cima.


Rendimento: 10-12 porções

Receita de inverno: creme de mandioquinha com abóbora


Não tem nada mais reconfortante durante o inverno do que uma sopinha ou creme bem quentinhos para aquecer o corpo, ainda mais se for uma receita saborosa, saudável e fácil de fazer. Um creme delicioso feito de mandioquinha com abóbora vai bem para um jantar mais leve, pois são legumes ricos em fibras que mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.


Ingredientes:


— 3 mandioquinhas descascadas e cortadas em cubos


— 1 abóbora menina descascada e fatiada em cubos


— ½ cebola grande em cubos


— 1 dente de alho amassado


— 500 ml de caldo de legumes


— sal e pimenta do reino a gosto


— 1 ramo de tomilho fresco


— 2 colheres de sopa de azeite de oliva


— queijo parmesão ralado para servir (opcional)


Modo de fazer: cozinhe as mandioquinhas e a abóbora em cubos, na água quente. Quando terminar, escorra a água que sobrar do cozimento e guarde 500 ml. Reserve. Refogue a cebola e o dente de alho em 2 colheres de azeite de oliva. No liquidificador, bata os legumes cozidos, o alho e a cebola refogados junto com o caldo de legumes do cozimento. Leve a uma panela grande e deixe ferver por cerca de 10 minutos, junto com o ramo de tomilho fresco. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida com queijo parmesão ralado por cima.


Rendimento: 3-4 porções.

Receita de espetinhos de frango agridoce


Espetinhos parecem uma forma mais divertida de comer, não é mesmo? Talvez porque remetam aqueles dias de churrasco com a família, talvez porque sejam práticos de degustar e coloridos, já que misturam carnes, vegetais e até mesmo frutas. Bom, a verdade é que a criançada adora um espetinho e essa é uma forma mais fácil de fazer com que as mais chatinhas comam vegetais. Um apelo visual nas refeições sempre ajuda a convencê-los.


A receita de hoje é um pouquinho diferente daqueles espetinhos mais comuns do churrasco de domingo, pois utiliza carne de frango e abacaxi, além de poder ser feita no forno, caso você não possua churrasqueira ou grelha em casa.


Dica: você precisará de mais ou menos 2 abacaxis para esta receita, um será utilizado na forma de suco para marinar a carne e o outro cortado em cubos para montar os espetinhos.


Curiosidade: o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda a deixar a carne mais macia, tornando-se assim um ótimo suco para marinar outros tipos de carne e acrescentar um sabor agridoce especial a outras receitas.


Ingredientes:


Para marinar o frango:


— 500 gramas de peito de frango cortado em cubinhos


— 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)


— 600 ml de suco de abacaxi filtrado


— 2 dentes de alho amassados


Para montar o espetinho:


—15 Palitos de churrasco


— 1 Abacaxi cortado em cubos (mais ou menos 40 cubos)


— 2 Pimentões vermelhos cortados em fatias


— 500 gramas de tomatinhos cereja


— Papel manteiga e forma grande (se for assar no forno convencional)


Modo de preparo:


Primeiro, coloque o frango em uma vasilha com os ingredientes destinados à marinada. Misture bem e leve ao refrigerador por cerca de 30 minutos.


Pré-aqueça o forno a 200°C. Então é hora de começar a montar os espetinhos. As crianças podem ajudar nesta parte, a ordem que seguimos foi:


2 tomates cereja ? 1 cubinho de pimentão ? 1 cubinho de frango ? 1 cubinho de abacaxi: repita esta sequência mais uma vez e finalize com outros 2 tomatinhos cereja.


De qualquer maneira, as crianças podem criar a ordem que preferirem ao ajudarem a montar os espetinhos.


Depois de montar todos os espetinhos (cerca de 12 a 15), forre uma forma grande com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, virando os espetinhos de lado na metade desse tempo. Sirva com arroz integral.


Rendimento: de 12 a 15 espetinhos.

Talharim com iogurte grego e cebola caramelizada


A receita de hoje é para aquelas jantas especiais nestas noites frias de outono: pasta com creme e cebola caramelizada. Uma delícia com textura e sabor inconfundíveis! Além, é claro, de levar ingredientes simples e ser de rápido preparo.


Ingredientes:


— 2 Dentes de alho


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de manteiga sem sal


— 2 Cebolas médias


— 2 Colheres de sopa de açúcar mascavo


— 1 Xícara de caldo de vegetais ou frango


— 300 Gramas de talharim


— 1 Xícara de iogurte grego tradicional (você pode substituir por coalhada ou nata)


— Sal e pimenta do reino a gosto


— 150 Gramas de parmesão ralado


Modo de fazer: coloque o talharim para cozinhar, conforme as instruções do pacote. Esprema os dentes de alho e corte as cebolas em fatias finas. Em uma panela, adicione a manteiga e o azeite, esquente em fogo médio. Adicione as cebolas, refogue um pouco, adicione o alho, refogue mais e acrescente o açúcar mascavo, sempre mexendo. Quando estiver no ponto, as cebolas quase queimando, adicione o caldo de vegetais ou frango e deixe ferver por 5 minutos. Escorra o talharim e o coloque numa vasilha. Despeje o molho de cebolas por cima da massa. Adicione o iogurte, tempere com sal e pimenta e misture bem. Finalize com queijo ralado por cima.


Rendimento: 4 porções.

Lasanha saudável de berinjela

Difícil achar alguém que não goste de lasanha, é um prato quase unânime. O problema são as calorias que cada fatia tem. Mas existem alternativas para substituir os ingredientes mais calóricos e torná-la mais prática e saudável. A receita de hoje ensina a fazer uma lasanha de berinjela sem glúten. Ela também não leva carne, mas é rica em proteínas, uma vez que substituímos por nozes e ricota. Experimente prepará-la neste feriado prolongado para família.

Ingredientes:
Primeiro, faça o molho de ricota:
— 1 ½ Xícaras de nozes (200 g), você pode substituir por castanhas do Pará, de caju ou amêndoas, se preferir.
— 2 Xícaras (300 g) de ricota fresca
— ½ Xícara de folhas frescas de manjericão
— 2 Colheres de sopa de orégano desidratado
— Suco de 1 limão
— 1 Colher de sopa de azeite de oliva
— 1 Colher de sopa de sal
— Pimenta do reino a gosto
— ½ Xícara de água
— Opcional: 1 xícara de queijo parmesão ralado (para dar mais sabor)

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador, colocando os líquidos por baixo. Vá adicionando água aos poucos, para adquirir consistência. Reserve.

Depois, o molho de tomate:
— 4 Tomates maduros
— 1 Dente de alho picado
— 1 Cebola picada
— 1 Colher de sopa de azeite de oliva
— 1 Colher de sopa de mel
— Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Adicione os tomates picados e sem as sementes. Refogue e deixe cozinhando em fogo médio por 30 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto e corrija a acidez com o mel.
Montagem da lasanha:
— 3 Berinjelas fatiadas
— 2 Colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 200°C. Esta é a parte mais fácil. Unte a forma com o azeite de oliva. Disponha uma camada de molho de tomate, uma de berinjela e outra do molho de ricota. Repita as camadas: molho de tomate, berinjela, molho de ricota, montando a lasanha. Você pode pôr um pouco de parmesão e azeite de oliva por cima para gratinar. Leve ao forno por 40 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções.

2 receitas saudáveis de pão de queijo

Não tem nada mais gostoso do que um delicioso pãozinho saindo do forno, ainda mais com esse friozinho que está começando. Que tal experimentar essas duas receitas alternativas do nosso tradicional pão de queijo? Para o lanche da tarde ou café da manhã, junto com uma xícara de chá ou café quentinho, não tem nada mais reconfortante para a criançada. O legal das receitas é que são livres de glúten, engordam menos e, no lugar da farinha, levam dois tubérculos da estação e que são muito benéficos para a saúde: a mandioquinha e o inhame.

Pão de queijo de mandioquinha
Conhecida por mandioquinha, batata-baroa ou batata salsa, dependendo da sua região. É um tubérculo rico em vitaminas dos complexos A e B, além de cálcio, magnésio e fósforo.
Ingredientes:
— 2 Mandioquinhas (mais ou menos 250 g)
— 1 1/3 Xícara de polvilho doce
— 2/3 Xícara de polvilho azedo
— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva
— 3 Colheres de sopa de água
— ½ Xícara de queijo parmesão ralado
— ½ Colher de chá de sal

Modo de fazer: descasque as mandioquinhas, corte-as em cubinhos e cozinhe-as. Quando estiverem macias, escorra-as e amasse-as com ajuda de um garfo, até formarem um purê. Adicione os demais ingredientes e misture bem, sovando a massa até ela tornar-se lisa e homogênea. Pré-aqueça o forno a 180°C. faça pequenas bolinhas com a massa e disponha-as sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada com um fio de óleo. Asse por cerca de 30 minutos a 180 °C ou até os pães ficarem douradinhos.
Rendimento: 20 pãezinhos

Pão de queijo de inhame
O inhame é o mais nutritivo dos tubérculos consumidos no Brasil. Em algumas localidades, é também chamado de cará, mas na verdade, inhame e cará são dois tubérculos diferentes. O inhame é mais fibroso e nutritivo, possui uma coloração mais escura. Rico em vitamina C e em vitaminas do complexo E e B, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Ingredientes:
— 6 Inhames
— ½ xícara de polvilho doce
— ½ xícara de sopa de polvilho azedo
— ½ xícara de azeite de oliva
— ½ xícara de queijo parmesão ralado
— 1 Colher de sopa de alecrim fresco
— 1 Colher de sopa de sementes de chia (opcional)
— 2 Colheres de sopa de água
— 1 Colher de café de sal

Modo de fazer: o procedimento é parecido com o do pão de queijo de mandioquinha. Descasque e pique os inhames e coloque-os para cozinhar em água quente. Depois, escorra-os e, com ajuda de um garfo, faça um purê. Acrescente os outros ingredientes ao purê. Pré-aqueça o forno a 200°C. Sove bem a massa até ela ficar lisinha e homogênea. Quando ela não estiver mais grudando nas suas mãos, faça bolinhas e coloque-as numa forma forrada com papel manteiga ou untada com um fio de óleo. Asse por 30 minutos a 200°C ou até os pães ficarem douradinhos.
Rendimento: 20 pãezinhos.