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Receita de verão: bolo de limão

O verão já chegou e é tempo de nossas receitas especiais da estação. No post de hoje temos bolo de limão, fácil de preparar, leve e fofinho, ideal para o café da manhã ou lanche. Você pode fazer esta receita tanto com limões sicilianos quanto com limões Taiti que são mais comuns. A diferença é que com o siciliano o sabor fica mais docinho e com o Taiti mais azedinho.

Ingredientes:

— 3 Xícaras de farinha de trigo

— 2 Colheres de chá de fermento em pó

— ½ Colher de chá de sal

— 200 Gramas de manteiga em temperatura ambiente

— 1 ½ Xícara de açúcar

— 4 Ovos

— 1 xícara de chá de leite

— Raspas de 2 limões Taiti ou siciliano

— Papel manteiga

Modo de preparo:

Comece pré-aquecendo o forno a 180°C. Numa tigela, coloque o sal e o fermento, mais a farinha peneirada. Coloque a manteiga em temperatura ambiente para bater na batedeira até que atinja uma consistência fofa. Adicione o açúcar e incorpore-o à manteiga. Depois, adicione os ovos, batendo bem. Diminua a velocidade da batedeira e vá despejando o sal, fermento e farinha peneirada aos poucos. Depois, adicione o leite, também aos poucos. Quando a massa adquirir uma consistência lisa, desligue a batedeira. Incorpore as raspas de limão à massa sem bater na batedeira, apenas misturando com uma espátula.

Utilize uma forma retangular forrada com papel manteiga. Despeje a massa sobre o papel manteiga com delicadeza. Leve para assar por 45 minutos. Depois de assado, espere esfriar para desenformar. Se quiser deixar o bolo ainda mais molhadinho, despeje o suco dos dois limões raspados sobre ele.

Rendimento: 12 porções

Receita de fim de ano: arroz com lentilhas para dar sorte

Lentilhas são sinônimo de sorte na ceia de ano novo, não é mesmo? Elas significam dinheiro no ano que chega e é uma superstição difundida por toda a América do Sul, trazida historicamente por imigrantes italianos. E quem não quer um ano 2018 gordo e sem preocupações financeiras? Por isso, nossa receita para final de ano é um arroz com lentilhas com cebolas que vai fazer o maior sucesso entre os pequenos e a família toda.

Ingredientes:

— 2 Colheres de sopa de azeite de oliva

— 4 Cebolas médias cortadas em rodelas

— 60 Gramas de manteiga sem sal

— 3 Xícaras de arroz agulhinha

— 4 ½ Xícaras de água fria

— 500 Gramas de lentilhas cozidas

— Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Primeiro, frite as cebolas. Comece aquecendo em fogo médio as 2 colheres de sopa de azeite de oliva numa frigideira grande. Adicione as cebolas em rodelas, mexa por alguns minutos e abaixe o fogo. Tampe a frigideira e deixe cozinhando por 12 minutos, mexendo de vez em quando. Depois que as cebolas ficarem bem molinhas, remova a água da frigideira e deixe a frigideira no fogo baixo por mais 15 minutos, até que as cebolas fiquem bem marrons e levemente caramelizadas. Reserve.

Utilize uma panela grande para fazer o arroz. Comece derretendo a manteiga em fogo médio e, logo em seguida, adicionando o arroz. Misture bem e adicione sal e pimenta a gosto. Coloque em fogo baixo e adicione 4 xícaras e meia de água fria. Espere ferver, com a tampa sobre a panela. Cozinhe por mais 12 minutos até que o arroz fique no ponto al dente.

Depois, misture as lentilhas com o arroz cozido em uma forma refratária grande. Coloque as cebolas fritas por cima e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções.

Receita rápida: macarrão carbonara

Sabe aqueles dias corridos em que não se tem tempo para quase nada? Pois a receita do post de hoje é perfeita para essas situações, quando o almoço ou jantar da criançada fica para depois e nem sempre dá tempo de preparar algo mais trabalhoso: macarrão carbonara. Gostoso e facílimo de fazer, você não perde nem 15 minutos cozinhando esta delícia.

Ingredientes:

— 500 Gramas de espaguete

— 200 Gramas de bacon picado

— 2 Colheres de sopa de azeite de oliva

— 2 Dentes de alho

— 300 Gramas de queijo parmesão ralado

— 5 Ovos

— 1 Xícara de salsinha fresca picada

— 1 Colher de chá de alecrim fresco picadinho (opcional)

— Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Coloque o espaguete para cozinhar. Enquanto isso, pique o bacon e o alho. Misture metade do queijo ralado com os ovos numa tigela. Pique a salsinha e o alecrim.

Escorra o macarrão já cozido e reserve.

Numa panela alta, despeje as duas colheres de azeite de oliva e refogue o bacon e o alho. Quando já estiver frito, despeje a massa e misture bem por alguns minutos. Acrescente a salsinha e o alecrim picados.

Depois, jogue a mistura de ovos e queijo por cima da massa. Rapidamente, desligue o fogo e misture bem, criando um molho cremoso.

Sirva imediatamente com o resto do parmesão por cima.

Rendimento: cerca de 4 porções

Tubérculos saudáveis

Quando pensamos em tubérculos, logo vem a nossa mente a batata, o mais popular desse tipo de leguminosas. No entanto, a batata é pobre em vitaminas, proteínas e fibras, sendo apenas uma fonte poderosa de carboidratos. Mas outros tubérculos são muito mais saudáveis e até mais saborosos, sendo ótimas opções para substituí-la no cardápio. Separamos alguns deles com ideias de consumo que vão agradar a criançada.

Mandioquinha: Também conhecida como batata salsa ou batata baroa, esta tuberosa é rica em fibras, tem ação antioxidante, altos níveis de vitamina C, E, B e K. É também uma boa fonte de cálcio. Sugestão de consumo: purê de mandioquinha é uma delícia para o almoço como acompanhamento. Amasse 4 mandioquinhas pré-cozidas, misturando 1 colher de sopa de manteiga e sal a gosto.

Mandioca: Atende também pelo nome de aipim ou macaxeira, dependendo da região do país. A mandioca é o alimento base da cultura indígena e por isso tão popular no Brasil. Fonte natural de fibras e potássio, é altamente energética, sendo recomendada até para quem tem diabetes, além de possuir ação antioxidante. Sugestão de consumo: cozida na água, com um pouco de sal. O cozimento é demorado, cerca de 1 hora. Dica: ao comprar a mandioca, descasque-a e coloque-a direto na água para conservar por até um dia. Você também pode descascá-la e levar ao congelador, com validade de até 3 meses.

Batata doce: Muito consumida para a prática de esportes e emagrecimento, a batata doce possui baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta. É também um carboidrato complexo recomendado para diabéticos. Ajuda na formação de colágeno e é rica em vitaminas A, B e C, além de fibras. Sugestão de consumo: assada. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 220 °C. Coloque a batata com casca e tudo no forno, virando de lado a cada 10 minutos por cerca de 40 minutos. Sirva em seguida, com casca e tudo, basta cortá-la no meio e raspar o conteúdo com uma colher.

Inhame: Outra tuberosa de tradição indígena, o inhame é outra fonte riquíssima em fibras. É rico em ferro, potássio, cálcio, cobre, fósforo e magnésio, fonte de fibras e ácido fólico, sendo o mais saudável desses quatro tubérculos. Sugestão de consumo: cozido. Descasque e pique o inhame, cozinhe por 30 minutos em água fervente. Sirva com um pouco de sal e manteiga de café da manhã, fica uma delícia!

Receita de primavera: salada colorida de grão de bico


Para comemorar a chegada da primavera, que tal começarmos com uma receita nutritiva e fácil de fazer? Salada colorida de grão de bico. Essa leguminosa é rica em fibras e muito saudável, sendo uma ótima substituta para o feijão. É fonte de proteína vegetal e minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo, cobre. Também possui uma variedade de vitaminas que ajudam na digestão e fazem muito bem à saúde: A, B e C, sendo que, dentre as vitaminas do grupo B, ácido fólico e B9. Além disso, sua grande quantidade de fibras ajuda a regular o intestino e manter a sensação de saciedade por mais tempo. Misturando esse grão poderoso com outros legumes frescos e ricota, temos uma refeição completa e leve para as crianças. Tudo a ver com a primavera!


Ingredientes:


— 300 Gramas de grão de bico cozido


— 100 Gramas de tomates cereja cortados ao meio


— 1 Pepino cortado em cubos


— 1 Cebola roxa cortada em cubos


— 1 Pimentão amarelo ou vermelho cortado em cubos


— 100 Gramas de ricota fresca em cubos


— 10 Azeitonas pretas sem caroço


— Suco de 1 limão


— 6 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem


— Sal e pimenta a gosto


— Salsinha picadinha a gosto


Modo de preparo:


Cozinhe o grão de bico na panela de pressão, com 4 xícaras de água. Espere 20 minutos com a panela fervendo. Enquanto isso, corte os legumes. Depois, é só misturar todos os ingredientes numa vasilha grande e levar à geladeira por 1 hora.


Rendimento: 8 porções.

Receita para o feriado: pudim de maria-mole

Feriado chegando, é hora de preparar aquele almoço em família para curtir o tempo de descanso. E toda refeição especial pede uma sobremesa deliciosa. Nossa receita de hoje é um pudim de maria-mole super leve e fácil de fazer. Não precisa levar ao fogo e conta com ingredientes simples, confira!

Ingredientes:

— 1 Lata de leite condensado

— 1 Lata de creme de leite sem soro

— 1 Lata de leite integral

— 50 Gramas de coco ralado

— 1 Caixinha de mistura para maria-mole (você encontra em qualquer supermercado)

Modo de preparo:

Misture no liquidificador o leite condensado, o leite, o coco ralado e o creme de leite, batendo sem parar por cerca de 5 minutos.

Com 5 colheres de sopa de água fervendo, hidrate o pó de maria mole separadamente, depois que tiver batido os outros ingredientes. Assim que todo o pó dissolver completamente na água, jogue essa mistura no liquidificador e bata por mais 5 minutos.

Então, despeje o conteúdo numa fôrma de pudim e leve ao congelador por 2 horas.

Rendimento: 10 porções.