voltar

Blog > Como higienizar os ouvidos das crianças?

Como higienizar os ouvidos das crianças?


Sempre ouvimos falar que utilizar cotonetes não é a forma ideal de higienizar nossos ouvidos, mas será verdade? Quando pensamos no caso das crianças, que possuem esse órgão ainda mais sensível e passível de infecções, o cuidado deve ser redobrado.


O uso do cotonete não é realmente a maneira ideal para higienizar os ouvidos, tanto no caso de adultos quanto de crianças, e sua frequente utilização pode ser perigosa, pois a cera do ouvido é uma espécie de barreira natural que previne infecções no canal auditivo externo e protege os ouvidos do contato com a água e com sujeiras do ambiente. Porém, normalmente, o corpo produz mais cera do que o necessário, por isso sentimos a necessidade de limpar o ouvido. Quando utilizamos o cotonete, sua introdução no canal auditivo pode causar traumas, deixando-o sem a proteção natural fornecida pela cera.


A melhor forma de higienizar os ouvidos dos pequenos é após o banho, limpando direitinho as orelhas com água e sabão. Você também pode utilizar um algodão molhado para ajudar na higiene das dobrinhas das orelhas. Depois disso, de uma a duas vezes por semana, assim que a criança sair do chuveiro ou da banheira, pegue uma toalha limpa e introduza-a levemente na parte mais externa do ouvido, retirando a cera que possa ficar acumulada na parte de fora.


Caso a criança sofra alguma infecção ou tenha um acúmulo muito grande de cera que chegue a prejudicar a sua audição, jamais tente fazer a limpeza do ouvido em casa. Leve-a a um médico especialista, o otorrinolaringologista, que fará essa limpeza da maneira correta, utilizando uma mangueira de sucção que não traumatiza o canal auditivo, nem provoca irritações. Também não utilize soluções líquidas compradas em farmácias que prometem amolecer a cera para a higienização dos ouvidos, elas são ainda mais prejudiciais que os cotonetes.