voltar

Blog > Ensinando as crianças sobre a reciclagem de lixo

Ensinando as crianças sobre a reciclagem de lixo


É de pequeno que se aprende sobre as coisas essenciais que devem ser levadas para toda a vida. Por isso a importância de naturalizar desde cedo nas crianças os benefícios e a necessidade de reciclar o lixo. Além de preservar a natureza e garantir um futuro melhor para o planeta, a partir desses conhecimentos, o pequeno adquire um senso de responsabilidade com relação ao seu meio que carregará para todos os lugares em que estiver.


O Brasil ainda não possui uma estrutura de reciclagem de lixo muito desenvolvida. Apenas 3% do lixo produzido em nosso país é reciclado, por falta de investimentos nesse setor. Sabemos que o investimento só vem quando a demanda existe, por isso, uma sociedade educada para reciclar irá pedir por esse tipo de serviço na região onde mora, justamente pelo conhecimento que possui sobre a sua importância. Assim, a melhor forma de desenhar um futuro positivo para a reciclagem de lixo em nosso país é conscientizando as novas gerações desde cedo sobre o assunto.


Normalmente, as escolas possuem programas de instrução sobre a reciclagem, mas cultivar esse hábito dentro de casa também é responsabilidade dos pais. É preciso sempre separar o lixo orgânico do reciclável e os pequenos precisam ter noção sobre cada tipo de resíduo, assim como, também participar do processo. Levar óleo vegetal e resíduos eletrônicos para os locais especializados de coleta e ter noção da destinação final de cada item descartado.


Outra dica é sempre incentivá-los a reutilizar embalagens e materiais. Por exemplo, nada de trocar de material escolar todo ano: aqueles cadernos, lápis, borracha, canetas que ainda estão em uso devem continuar. As crianças precisam ser desestimuladas a consumir mais do que precisam, contrariando aquilo que elas aprendem em sociedade ou o que é mostrado na televisão. Não é preciso milhares de bonequinhos de plástico e presentes a toda hora. Reduzindo o consumo, reduz-se o lixo.


Com o intuito de reutilizar materiais recicláveis, os pais podem estimular as crianças a confeccionar seus próprios brinquedos e utensílios, como sempre postamos no blog os DIY utilizando itens desse tipo. Isso ajuda a desenvolver a criatividade, as habilidades manuais e a cognição, além de transformar o lixo em arte. Incutir nos pequenos a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é uma lição essencial da infância.