voltar

Blog > Metas de ano novo para os pequenos

Metas de ano novo para os pequenos

Final de ano é sempre uma época de esperança, em que fazemos planos para o ano que chega com o intuito de fazê-lo melhor do que aquele que passou. Mas metas de ano novo não precisam ficar restritas aos adultos. As crianças também podem estabelecer alguns planos que busquem a melhora de certos aspectos de sua vivência para 2018.

Ajude seu filho a traçar essas metas e estabelecer um sentido de esperança para o novo ano. Por exemplo, se ele não foi tão bem em alguma matéria da escola em 2017, 2018 pode ser o ano em que ele se dedicará mais aos estudos desse conteúdo. Ou, se seu filho ainda possui medo do escuro, por que não traçar uma meta como dormir cada vez menos com a luz acesa até perder o medo?

Faça uma lista de metas junto com o pequeno e estabeleça um cronograma com relação a cada mês do ano seguinte, especificando cada passo a ser cumprido para que ele supere suas dificuldades.

Isso ajuda a criança a entender o motivo subjetivo que a troca de ano do calendário carrega. Esse sentido de renovação e esperança que nos ajuda a continuar sempre otimistas com relação à nossa própria vida que, volta e meia, nos apresenta tantos percalços.

Criar o otimismo em seu filho é algo que o ajudará a encarar com mais leveza as dificuldades da vida. Isso contribui para que ele persevere em seus afazeres e sempre construa em sua cabeça um cenário positivo depois de superadas as dificuldades. Como dissemos, um novo ano traz a sensação de esperança e renovação, e nada como aprender desde cedo que a vida dá muito mais voltas do que imaginamos e que ser feliz depende do nosso próprio esforço em buscar a felicidade.

Feliz ano novo para todos!