voltar

Blog > Natal com menos consumismo e mais caridade

Natal com menos consumismo e mais caridade

Natal, na cabeça da maioria das crianças, significa presentes. Isso, normalmente, também preocupa os pais, pois significa gastos extras muito grandes e uma ideia de consumismo exacerbado para os pequenos. Por isso, por que não combinar com seu filho um natal com menos consumismo? Isso pode ser feito de uma maneira que traga importantes lições para o pequeno.

Como? Simples, ao invés de seu filho ganhar vários novos brinquedos, ele pode ganhar apenas um ou dois e doar o restante para crianças carentes. Que tal combinar isso com o seu filho? Será um aprendizado para a vida toda.

Primeiro, explique para seu filho que nem todas as crianças possuem condições sociais como a dele e que muitas sequer podem ganhar presentes no natal ou em outras datas comemorativas pois sua família não possui dinheiro para isso. Tendo o pequeno entendido isso, proponha a ele que juntos vocês doem alguns de seus presentes para outras crianças.

O ato de doar trará um aprendizado incrível para seu filho. Não se esqueça, são os próprios pais que condicionam as necessidades de consumo de suas crianças. Por isso, fazer com que elas abram mão de presentes para fazer bem ao outro, acabará as condicionando a sempre praticar esse bem durante a vida. Diminuirá o egoísmo e o individualismo delas. Ademais, impossível uma criança não se emocionar ajudando outra criança, é de um tipo riquíssimo de crescimento humano que estamos tratando aqui.

Também, o seu filho pode escolher dentre os brinquedos que não utiliza mais e que estejam em bom estado outras formas de praticar a caridade com crianças que precisam mais do que ele. É um jeito de ensinar ao pequeno o desapego das coisas e que pode ser praticado o ano todo.

Assim, mais e mais crianças ficam felizes e podem brincar, desenvolvendo sua imaginação e criatividade. Essa é uma lição única que pode ser ensinada durante a infância de seu filho e que desencadeará nele um novo olhar sobre o mundo.