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Proteção solar no verão e a vitamina D

A preocupação com a proteção solar deve ocorrer o ano todo, porém, intensificar-se no verão. O aumento da incidência de raios UVA e UVB desta estação, fora as férias e idas à praia ou outros lugares abertos, faz com que os pais se preocupem mais com o filtro solar. Mas é preciso certa medida com essa preocupação: não se esqueça, o Sol é vital para todos nós e precisamos dele para que nosso corpo produza vitamina D, essencial para a saúde. Alguns alimentos, como peixes, fornecem vitamina D através da alimentação, porém o Sol é responsável por cerca de 80 a 90% da sua presença em nosso organismo.

Por isso, quando falamos de proteção solar, não se trata de defender-se totalmente do Sol, mas escolher os melhores horários para expor-se a ele e proteger-se nos horários em que ele pode ser nocivo ao nosso corpo e especialmente ao dos pequenos, que possuem uma pele mais sensível que a de um indivíduo adulto.

Assim, o ideal, é expor-se ao Sol das 6h às 9h da manhã sem proteção. Durante esse período, a incidência de raios UVA e UVB ainda é fraca e faz bem à nossa saúde. Depois desse período, é passar filtro solar de duas em duas horas ou toda vez que você ou seu pequeno saírem da água.

Escolha um produto com, no mínimo, FPS 30. Espalhe bem com as mãos pelo corpo todo. Não se esqueça da orelhas, nuca e pés do pequeno, partes do corpo que recebem radiação e possuem uma camada mais fina de pele. Não se esqueça também dos acessórios, como chapéus e óculos escuros. Eles protegem principalmente a saúde dos olhos e face.

Além da proteção, escolha bem os horários de exposição ao Sol. Mesmo com filtro solar, ficar durante o horário do almoço na praia pode ser prejudicial à saúde do pequeno, pois o calor pode causar quadros de insolação e desidratação. Para ele curtir e brincar com mais liberdade, acorde cedo, e aproveite o melhor período do dia, em que os raios solares podem trazer saúde às crianças.