voltar

Blog > Receita de fim de ano: arroz com lentilhas para dar sorte

Receita de fim de ano: arroz com lentilhas para dar sorte

Lentilhas são sinônimo de sorte na ceia de ano novo, não é mesmo? Elas significam dinheiro no ano que chega e é uma superstição difundida por toda a América do Sul, trazida historicamente por imigrantes italianos. E quem não quer um ano 2018 gordo e sem preocupações financeiras? Por isso, nossa receita para final de ano é um arroz com lentilhas com cebolas que vai fazer o maior sucesso entre os pequenos e a família toda.

Ingredientes:

— 2 Colheres de sopa de azeite de oliva

— 4 Cebolas médias cortadas em rodelas

— 60 Gramas de manteiga sem sal

— 3 Xícaras de arroz agulhinha

— 4 ½ Xícaras de água fria

— 500 Gramas de lentilhas cozidas

— Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Primeiro, frite as cebolas. Comece aquecendo em fogo médio as 2 colheres de sopa de azeite de oliva numa frigideira grande. Adicione as cebolas em rodelas, mexa por alguns minutos e abaixe o fogo. Tampe a frigideira e deixe cozinhando por 12 minutos, mexendo de vez em quando. Depois que as cebolas ficarem bem molinhas, remova a água da frigideira e deixe a frigideira no fogo baixo por mais 15 minutos, até que as cebolas fiquem bem marrons e levemente caramelizadas. Reserve.

Utilize uma panela grande para fazer o arroz. Comece derretendo a manteiga em fogo médio e, logo em seguida, adicionando o arroz. Misture bem e adicione sal e pimenta a gosto. Coloque em fogo baixo e adicione 4 xícaras e meia de água fria. Espere ferver, com a tampa sobre a panela. Cozinhe por mais 12 minutos até que o arroz fique no ponto al dente.

Depois, misture as lentilhas com o arroz cozido em uma forma refratária grande. Coloque as cebolas fritas por cima e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções.