voltar

Blog > Retomando a rotina de estudos

Retomando a rotina de estudos

As férias da criançada estão acabando e é hora de retomar a rotina de estudos. Voltar às aulas pode ser algo pouco prazeroso para os pequenos, mas apenas no começo. Ao contrário, existem algumas crianças que adoram a volta às aulas com seus novos conteúdos e materiais necessários para o ano escolar, mas são a minoria.

Para aqueles pequenos que detestam o fim das férias, algumas dicas importantes para a retomada da rotina de estudos:

  1. Dê tempo à criança: ela pode reclamar um pouco no começo das aulas, mas, depois de no máximo duas semanas, já estará novamente habituada à rotina. Os pequenos são mais flexíveis do que os adultos.

  2. Converse sobre os pontos positivos de voltar às aulas: rever os amiguinhos, aprender coisas novas, o recreio, existem muitas coisas positivas em voltar para a escola que nem sempre são percebidas pelas crianças. Uma conversa animadora com os pais pode fazer com que seus filhos se empolguem também.

  3. Explore os novos materiais escolares junto com seu filho: dar uma olhada nos novos materiais escolares e nos conteúdos que o pequeno irá aprender durante o ano pode ajudá-lo a se empolgar mais com a volta às aulas.

  4. Tente retomar os horários antes das aulas começarem: pelo menos alguns dias antes das aulas voltarem, é importante que a criança já vá acordando e dormindo mais cedo, ou almoçando mais cedo e se acostume com a rotina de ir à escola.

  5. Esteja bastante presente nos primeiros dias de aula: pergunte ao seu filho como foram os primeiros dias de aula, quem são os novos colegas e professores, como foi rever os amigos e o que de novo ele aprendeu. Demonstrar interesse sobre o que seu filho vive na escola faz com que ele mesmo a valorize.