voltar

Blog > briquedos

Receita de verão: gelatina de café

Nossa última receita de verão é uma sobremesa leve e saborosa, versão gelada e facílima de preparar do nosso tradicional cafezinho e que vai agradar crianças e adultos. Na verdade, é uma sobremesa tipicamente japonesa, por mais que não pareça. Uma ótima opção simples, prática e barata.

Ingredientes
- 750mL de café coado bem forte
- 3 Envelopes de gelatina sem sabor
- 1 Lata de leite condensado
- 1 Lata de creme de leite

Modo de preparo:
Primeiro, coe o café utilizando mais pó do que o normal, pois é importante que a gelatina tenha um sabor acentuado para combinar melhor com o creme. Se preferir, ao invés de café coado, você pode utilizar café instantâneo.

Com o café ainda quente, incorpore 1½ envelope de gelatina sem sabor, da forma como indicam suas instruções: primeiro, hidrate o pó de gelatina, depois leve ao fogo por alguns minutos. Ainda no fogo, adicione o café quente à gelatina hidratada e misture bem. Despeje a gelatina num refratário comprido e baixo. Leve à geladeira após esfriar.

Depois de pelo menos 4 horas na geladeira, retire a gelatina e cheque se ela está durinha. Se sim, corte-a em cubinhos e reserve.
Para a preparação do creme, bata no liquidificador ou à mão uma lata de leite condensado com outra de creme de leite. Repita o mesmo procedimento de hidratação dos outros 1 ½ envelopes de gelatina sem sabor e leve ao fogo. Da mesma maneira, adicione o creme batido à gelatina hidratada ainda no fogo, misturando bem.

Espere o creme esfriar e adicione-o a uma tigela alta. Coloque os cubinhos de gelatina de café dentro do creme. Leve à geladeira por pelo menos mais 4 horas e sirva bem gelado.

Rendimento: 10 porções

Receita de verão: tiramisù de limão

Você sabia que o tiramisù — a clássica sobremesa italiana que leva café, licor de amêndoas e Mascarpone — possui uma versão com limão? Ela é mais refrescante e combina demais com os dias de calor. No post de hoje vamos aprender a fazer essa delícia geladinha e perfeita para servir no fim de semana com a criançada.

Ingredientes:
— 2 Ovos
— 80 Gramas de açúcar refinado
— 200 Gramas de queijo Mascarpone (pode substituir por Cream Cheese, caso não encontre)
— 500 Gramas de nata fresca
— 4 Limões sicilianos maduros
— 1 Colher de sopa de licor de limão
— 300 Gramas de bolacha champanhe (aproximadamente 2 pacotes)

Modo de fazer:
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar e adicione o Mascarpone, batendo até obter um creme homogêneo e espesso. Depois, adicione aos poucos a nata fresca. Incorpore delicadamente as claras em neve ao creme. Reserve.
Esprema o suco de 4 limões e adicione a mesma quantidade de água. Adicione o licor de limão. Umedeça rapidamente as bolachas champanhe nessa mistura.
Em uma forma retangular, comprida e alta, forme camadas de biscoito e creme. A primeira camada deve ser de biscoito e a última de creme. Finalize a sobremesa com raspas de limão por cima. Deixe na geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de servir.

Rendimento: 12 porções.

Receita de Brownie com Castanha do Pará

O fim de semana chegou! Deixe a casa com cheirinho de chocolate, com essa receita deliciosa de Brownie com Castanha do Pará. Os pequenos (e os adultos também) vão adorar!

Veja os ingredientes que você vai precisar:
- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- ½ xícara de chocolate em pó
- 250g de margarina
- 4 ovos
- Castanha do Pará picada
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Unte uma forma de 30x20 cm , pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma panela pequena derreta a margarina e dissolva o chocolate em pé em fogo baixo, mexendo sempre, por 2 minutos. Em uma tigela, misture o açúcar e ovos, e junte o chocolate em seguida. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com uma colher até obter uma massa lisa. Acrescente as castanhas e a essência de baunilha à massa . Leve ao forno por 35 a 40 minutos. Depois de esfriar, o brownie fica no ponto certo para servir.

Agora é só curtir essa delícia!

Receita de Doce de Banana

Receita de Doce de Banana

Nossa fruta favorita é capaz de compor sobremesas deliciosas. Que tal aprender mais uma e deixar o lanche com gostinho de quero mais?

Confira o que você precisa para fazer esse doce de banana:

- 4 bananas maduras descascadas
- ½ xícara de chá de suco de laranja
- 3 colheres de açúcar mascavo
- ½ colher de canela em pó

Modo de Fazer:

Corte cada banana pelo comprimento e distribua as metades em uma travessa cobertas pelo suco de laranja polvilhando com o açúcar e canela. Leve ao micro ondas por 2 minutos. Se preferir que a banana fique mais macia, adicione mais 30 segundos ao cozimento.
Junte a fruta cozida a uma taça de sorvete de creme e está pronta uma sobremesa simples e supersaborosa!

Receita Rápida de Tiramisu

Fãs de chocolate, aqui vai uma receita fácil de fazer e cheia de sabor para uma sobremesa diferente em casa. Confira como preparar um delicioso Tiramisu.

Ingredientes:

½ xícara de café forte
¼ de xícara de chá de rum
2 pacotes de biscoito champanhe
450 gramas de cream cheese
½ xícara de chá de açúcar
4 claras de ovo
chocolate em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Umedeça os biscoitos na mistura de café e rum e forre o fundo de um refratário. Bata o cream cheese com o açúcar na batedeira até obter uma mistura cremosa. Bata as claras em neve e adicione delicadamente ao creme recém batido. Faça camadas alternadas com os biscoitos e o creme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Polvilhe com o chocolate em pó e decore do jeito que preferir.
Dica: use raspas de chocolate para uma decoração ainda mais bonita!

Sobremesa para a Páscoa: bombom de uva na travessa

A receita do post de hoje é bem simples de fazer e muito saborosa, como os deliciosos bombons de fruta que vemos sempre lindos nas vitrines das confeitarias. Uma ótima pedida de sobremesa para o feriado mais doce do ano! A criançada vai adorar!

Ingredientes:

- 500 gramas de uvas sem caroço
- 2 latas de leite condensado
- 2 colheres de manteiga sem sal
- 1 embalagem com 300 gramas de creme de leite fresco, caso não encontre, substitua por uma lata de creme de leite sem soro.
- 340 gramas ou dois tabletes de chocolate meio amargo

Modo de fazer: primeiro, prepare numa panela o creme branco, utilizando as latas de leite condensado e a margarina. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até que o creme engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela. Reserve.
Para a cobertura, derreta as barras de chocolate no forno micro-ondas ou em banho maria. Misture bem o chocolate derretido com o creme de leite.
Coloque as uvas lavadas e secas em uma travessa grande. Deposite sobre as uvas o creme branco e depois a cobertura de chocolate, quando ambos já estiverem um pouco frios.
Decore com mais algumas uvas e coloque a sobremesa na geladeira. Deixe resfriar por pelo menos seis horas.
Se preferir, você pode substituir a uva por outras frutas como morango, kiwi, amoras, framboesas.
Outra dica gostosa é adicionar algumas colheres de coco ralado ao creme branco.

Rendimento: 8 porções.

Imagens: Pinterest