voltar

Blog > cheiro

2 receitas saudáveis de pão de queijo

Não tem nada mais gostoso do que um delicioso pãozinho saindo do forno, ainda mais com esse friozinho que está começando. Que tal experimentar essas duas receitas alternativas do nosso tradicional pão de queijo? Para o lanche da tarde ou café da manhã, junto com uma xícara de chá ou café quentinho, não tem nada mais reconfortante para a criançada. O legal das receitas é que são livres de glúten, engordam menos e, no lugar da farinha, levam dois tubérculos da estação e que são muito benéficos para a saúde: a mandioquinha e o inhame.

Pão de queijo de mandioquinha
Conhecida por mandioquinha, batata-baroa ou batata salsa, dependendo da sua região. É um tubérculo rico em vitaminas dos complexos A e B, além de cálcio, magnésio e fósforo.
Ingredientes:
— 2 Mandioquinhas (mais ou menos 250 g)
— 1 1/3 Xícara de polvilho doce
— 2/3 Xícara de polvilho azedo
— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva
— 3 Colheres de sopa de água
— ½ Xícara de queijo parmesão ralado
— ½ Colher de chá de sal

Modo de fazer: descasque as mandioquinhas, corte-as em cubinhos e cozinhe-as. Quando estiverem macias, escorra-as e amasse-as com ajuda de um garfo, até formarem um purê. Adicione os demais ingredientes e misture bem, sovando a massa até ela tornar-se lisa e homogênea. Pré-aqueça o forno a 180°C. faça pequenas bolinhas com a massa e disponha-as sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada com um fio de óleo. Asse por cerca de 30 minutos a 180 °C ou até os pães ficarem douradinhos.
Rendimento: 20 pãezinhos

Pão de queijo de inhame
O inhame é o mais nutritivo dos tubérculos consumidos no Brasil. Em algumas localidades, é também chamado de cará, mas na verdade, inhame e cará são dois tubérculos diferentes. O inhame é mais fibroso e nutritivo, possui uma coloração mais escura. Rico em vitamina C e em vitaminas do complexo E e B, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Ingredientes:
— 6 Inhames
— ½ xícara de polvilho doce
— ½ xícara de sopa de polvilho azedo
— ½ xícara de azeite de oliva
— ½ xícara de queijo parmesão ralado
— 1 Colher de sopa de alecrim fresco
— 1 Colher de sopa de sementes de chia (opcional)
— 2 Colheres de sopa de água
— 1 Colher de café de sal

Modo de fazer: o procedimento é parecido com o do pão de queijo de mandioquinha. Descasque e pique os inhames e coloque-os para cozinhar em água quente. Depois, escorra-os e, com ajuda de um garfo, faça um purê. Acrescente os outros ingredientes ao purê. Pré-aqueça o forno a 200°C. Sove bem a massa até ela ficar lisinha e homogênea. Quando ela não estiver mais grudando nas suas mãos, faça bolinhas e coloque-as numa forma forrada com papel manteiga ou untada com um fio de óleo. Asse por 30 minutos a 200°C ou até os pães ficarem douradinhos.
Rendimento: 20 pãezinhos.

DIY: Comidinhas para o Halloween

Ainda que não seja parte da cultura nacional, o Halloween — comemorado no próximo 31 de outubro — sempre fascina a criançada pelos sustos, doces e comidinhas temáticas. Muitas escolas comemoram o dia das bruxas e não é incomum receber aquele convite para uma festa à fantasia dedicada à data.
O post de hoje traz algumas ideias de comidinhas para uma festa de Halloween ou para uma refeição especial no dia 31. São decorações simples, fáceis de executar e muito criativas, confira:

Para esta refeição completa que inclui torradas, minipizza e salada, ótima pedida para o jantar, você vai precisar de:

- Massa de minipizza
- Pão de forma
- Queijo mozarela
- Queijo mozarela de búfala
- Requeijão ou catupiry em bisnaga
- Molho de tomate
- Azeitonas pretas
- 1 Fatia de pimentão vermelho, ou 1 fatia de tomate sem a semente
- Folhas verdes, nossa sugestão é rúcula

Para fazer as torradas: corte o queijo mozarela no formato de um fantasma e coloque sobre a fatia de pão. Para fazer os olhos, corte dois pequenos círculos de mozarela de búfala e dois ainda menores de azeitona preta. Leve ao forno para tostar.
Para fazer a minipizza: coloque molho de tomate sobre a massa e, com o requeijão ou catupiry em bisnaga, aplique formando uma teia. Para fazer a aranha, utilize metade de uma azeitona para o corpinho e outras 8 fatias menores para as patinhas. Leve ao forno para assar.
Para fazer a salada: em um prato, deposite cuidadosamente as folhas verdes. Com duas fatias de mozarela de búfala, faça a base dos olhos, completados com duas fatias redondas de azeitona preta. Decore os olhos com molho de tomate ou ketchup. Para fazer a boca, utilize uma fatia fina de pimentão ou uma fatia sem sementes de tomate.

Sanduíches práticos e saborosos como estes são perfeitos para o lanche da tarde. Você vai precisar de:
- Minipães redondos
- Mini-hambúrgueres
- Tomates cereja
- Picles
- Queijo mozarela
- Presunto defumado em fatias finas
- Ketchup
- Cebolinha picada

Para montar esses hambúrgueres de monstrinhos: frite ou asse os mini-hambúrgueres. Corte o queijo mozarela em triângulos compridos para fazer os dentes. Corte o presunto defumado no formato de uma língua. Coloque dentro dos pães o hambúrguer, com quatro dentinhos de queijo, a língua de presunto, um pouco de cebolinha picada e ketchup. Os olhinhos são formados por meio tomate cereja com uma fina fatia de picles na frente. Faça dois cortes na parte superior do pão para encaixá-los com firmeza.

Estes saquinhos de pipoca com carinhas monstruosas podem ser ideias de lembrancinhas para uma festa das bruxas ou para presentear os amigos na escola. Você vai precisar de:
- Pipoca
- Saquinhos plásticos pequenos e de superfície lisa
- Caneta permanente preta
- Lacinhos para fechar os pacotes

Desenhe as carinhas assustadoras em cada saco plástico utilizando a caneta permanente. Depois é só enchê-los com pipoca e fechá-los com os lacinhos.

Receita de iogurte de amêndoas e morango

Para preparar em casa, um iogurte saudável e sem lactose, separamos uma receita simples de fazer e com poucos ingredientes.

Confira e delicie-se!

Ingredientes:
- 500 ml de leite de amêndoas
- 250g de morangos, de preferência orgânicos
- 1 colher de sopa de tapioca (goma)
- 1 pitada de sal
- açúcar a gosto, mas pode ser feito sem açúcar também.

Modo de Fazer:
Bata no liquidificador o leite de amêndoas com os morangos (sem a folhinha) e o açúcar e sal. Dissolva a tapioca em um pouco de água, cerca de 50 ml, e adicione a mistura no liquidificador com os demais ingredientes. Assim que estiver homogênea, leve a mistura ao fogo médio até levantar fervura, mexendo sempre. Bata novamente no liquidificador. Coloque o iogurte em uma jarra ou pote de vidro e deixe esfriar antes de leva-lo à geladeira. E está pronto!

Bom apetite!

O tema é: Arco-Íris!

O tema é o mesmo, mas as inspirações são diferentes!
Separamos algumas ideias bem coloridas para afastar o clima cinzento que vem junto com o frio e inspirar você neste feriadão.

Com algumas frutas, um pouco de paciência e muito carinho, que tal uma salada de frutas diferente?

Adicionar corantes diferentes à massa de pão de ló e montar potinhos de vidro com as cores do arco-íris já virou sucesso na hora do lanche!

Planejando a festinha de aniversário? O bolo pode ser a estrela da festa, depois do aniversariante, é claro!

O programa do feriado é filme embaixo da coberta com a família toda? Então capriche nos detalhes, com corante alimentício colorido misturado ao óleo que vai ser usado para estourar o milho de pipoca.

Fazer cupcakes é uma delícia, saboreá-los depois de prontos muito mais. Para agradar não só o paladar mas o olhar também, combine as cores do arco-íris para uma decoração alegre e diferente!

E se o verão deixou saudade, os picolés coloridos são ótimos para relembrar e refrescar. Congelando uma camada de cada vez, o efeito final é garantia de muitas carinhas felizes!


Duas receitas com Oreo para o fim de semana

Que tal adoçar o fim de semana dos baixinhos (e dos adultos) com essas receitas superfáceis que separamos para vocês? O ingrediente principal? As deliciosas bolachas Oreo, que têm fãs incondicionais.

Para uma sobremesa diferente, essa Mousse fica uma delícia e é fácil de fazer.

 

Ingredientes:

2 pacotes de bolachas Oreo

1 lata de leite condensado

2 pacotes de nata

4 folhas de gelatina sem sabor

Modo de Fazer:

Triture as bolachas e reserve algumas para decoração. Bata os dois pacotes de nata até que fiquem com consistência firme. Amoleça as folhas de gelatina em água fria e depois é só dissolvê-las no leite condensado em banho-maria ou no microondas. Depois, misture com a nata e acrescente as bolachas trituradas, misturando bem. Em seguida, coloque o creme em tacinhas individuais ou em uma travessa grande. Decore com as bolachas inteiras ou cortadas pela metade e leve à geladeira até ficar com uma consistência de mousse.

Fácil, não é mesmo?

Agora, se você quiser fazer um Milk Shake saboroso para curtir com a criançada, a receita com Oreo é ainda mais simples e fácil de fazer.

Você vai precisar de:

2 xícaras de sorvete de creme
1 xícara de leite
6 a 8 bolachas trituradas
Calda de Chocolate, se desejar

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador o sorvete, o leite e as bolachas trituradas até obter uma consistência cremosa, sem pedaços de bolacha visíveis. Sirva em copos de Milk Shake com canudinhos coloridos para um toque especial. Se quiser, decore com pedacinhos de bolacha e sirva com a calda de chocolate.

Gostaram das ideias? Então convide os pequenos para ajudarem você a preparar essas delícias e aproveite ao máximo o fim de semana!

Fonte: Guia da Semana, Pinterest.

Receitas deliciosas de brigadeiro

Ele é fofinho, cheiroso e incrivelmente saboroso. Estamos falando do brigadeiro, famoso doce brasileiro que conquistou milhares de crianças, jovens e adultos. Pode ser na versão mais mole, enroladinha, na colher ou panela, não importa, o brigadeiro é a sensação das festas infantis e reuniões com os amiguinhos.

Em poucos minutos, é possível fazer diferentes receitas de brigadeiro. Selecionamos três para você experimentar e se deliciar com as crianças. Vamos lá?

Brigadeiro de colher


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Granulado para decorar
Copinhos ou potinhos individuais

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, o chocolate em pó e a margarina. Mexa bem em fogo baixo até que comece a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e espere esfriar. Coloque o brigadeiro em copinhos ou potinhos individuais e cubra com chocolate granulado.

Dica: você também pode enfeitar com granulados coloridos e confetes.

Mais inspirações



Brigadeiro de Leite em Pó

Ingredientes:

40g de chocolate branco
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de leite em pó

Coco ralado ou leite em pó para decorar
Forminhas

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o chocolate branco, o leite condensado e o leite em pó. Mexa bem em fogo baixo até que comece a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e despeje o brigadeiro em um prato untado com um pouco de manteiga sem sal. Espere esfriar, enrole, passe no coco ralado e coloque uma a uma nas forminhas.

Mais inspirações




Brigadeiro de Nutella


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
100g de chocolate ao leite picado
2 colheres (sopa) de Nutella
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Chocolate em pó ou granulado para decorar
Forminhas

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela. Mexa bem em fogo baixo até que comece a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e despeje o brigadeiro em um prato untado com um pouco de manteiga sem sal. Espere esfriar, enrole, passe no chocolate granulado e coloque uma a uma nas forminhas.

Mais inspirações





Ficou com água na boca? Corre pra cozinha e depois conta pra gente o que achou :)

Fonte: Folha de São Paulo, Disney Babble