voltar

Blog > Crianças que batem

DIY: pompons na sua decoração de natal

Num post do mês passado ensinamos como fazer pompons grandes e pequenos e já adiantamos que esse seria um acessório bacana para ideias de decoração natalina. Pois dezembro começou e é sempre uma delícia surpreender nossa família com enfeites mágicos de natal. Ainda que aqui seja verão, o clima de neve e inverno a que nos remete o bom velhinho do Polo Norte é unânime. Então por que não uma neve de pompons para enfeitar a sua árvore de natal?

Olha que lindo que fica:

Para dar o efeito de flocos suspensos, faça pompons pequenos, e com a ajuda de uma agulha, junte-os em um fio de nylon:

Se quiser incrementar outros cantinhos da casa com essa ideia, faça alguns pompons extras e coloque em vasos presos a galhos, cestinhas e outros objetos de decoração que combinem com a decoração da sua casa:

As crianças com certeza vão adorar essa ideia!

DIY: bonecos de neve de meia

Aprenda a fazer essa decoração simples de Natal, feita com materiais fáceis de termos em casa. E que tal deixar a atividade mais divertida convidando os pequenos para ajudar?

Para fazer esses bonecos de neve, você vai precisar de:

1 par de meias, de preferencia longas.
Elásticos
Botões coloridos para enfeitar
Arroz cru
Tesoura
Alfinetes coloridos para a face
Pedaço de tecido para o cachecol
Cola quente

Comece cortando a ponta da meia, na parte do calcanhar. Vire a meia do avesso e amarre a ponta com um dos elásticos, depois desvire a meia. Em seguida, preencha a meia com arroz, e acomode de forma que fique bem redondinho. Amarre com outro elástico, encha mais um pouco com o arroz para formar a bolinha da cabeça e finalize amarrando com mais um elástico.

Agora é só usar a imaginação e decorar seu boneco de neve do jeito que quiser!
Não fica uma graça?

DIY: ideias para embrulhos de natal criativos

Tem gente que não liga pros embrulhos de presente porque acha que eles são feitos para rasgar e o que conta mesmo é o seu conteúdo. No entanto, há aqueles que adoram demonstrar o seu carinho caprichando no visual do embrulho, o que também é uma maneira de exercitar a nossa criatividade com trabalhos manuais. Por isso, o post de hoje traz algumas ideias diferentes de embrulhos natalinos, pra você fugir daquele óbvio papel de presente com papai Noel comprado na papelaria da esquina.

1. Embrulhos com temas da natureza:
Utilizar pinhas, galhos de árvore, flores e frutos sempre dá um toque rústico ao seu embrulho. Para quem mora no sul do país, é mais fácil recolher pinhas e galhos naturais que remetem ao clima de natal. De qualquer maneira, recomenda-se que as flores e frutas utilizadas sejam secas, de plástico ou biscuit. Como o acessório natural certamente irá pesar no visual, prefira utilizar um papel de presente neutro para embrulhar, além de uma fita igualmente discreta.

2. Embrulhos minimalistas:
O embrulho minimalista é mais simples, discreto, sem muitos enfeites e brilhos. Com uma fita, barbante e pedaços de papel você pode criar formas geométricas como neste conjunto, todo embrulhado com papel craft (este papel de cor bege).

3. Embrulhos decorados com fita adesiva:
Na mesma linha dos embrulhos minimalistas, utilize a fita adesiva para criar formas e desenhos sobre o embrulho de papel liso, sem estampa. Existem fitas adesivas coloridas e estampadas no mercado, é só procurar e escolher algumas que combinem entre si. Confira algumas formas e desenhos que você pode criar com elas:

4. Embrulhos com acessórios de natal:
Estes são embrulhos clássicos, com um toque a mais do acessório que você adiciona para personalizar o presente. Você também pode escolher o acessório baseado nos gostos e interesses do presenteado, não precisa só se ater aos itens natalinos.

5. Embrulhos de outras cores:
Já deu pra perceber nas imagens acima que nem só de verde, vermelho, prateado, dourado e branco vive o clima de natal, não? Inove nas cores, utilize preto, rosa, azul, amarelo, enfim, o que te agradar mais. Nem toda decoração precisa ter a mesma paleta de cores, não é?

Agora é só escolher quais dessas ideias de embrulhos vão enfeitar a base da sua árvore de natal até o dia 25, ajudando a deixar a comemoração ainda mais bonita e surpreendente!

Receita de natal: biscoito amanteigado

O biscoito amanteigado é uma daquelas gostosuras simples que combinam com tudo. Vai bem de manhã, de tarde, de noite, acompanhando café, leite, chá, suco e até bebidas alcóolicas, como frisante e licor. Esse coringa dos quitutes é também supersimples de fazer e serve como ótima lembrancinha para presentear os amigos neste fim de ano: basta caprichar num embrulho com motivos natalinos e muito carinho na hora de preparar a receita, veja como é fácil:
Ingredientes:
- 2 ½ xícaras de farinha de trigo
- 250 de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Mudo de fazer: misture todos os ingredientes em um recipiente. Você pode utilizar a batedeira ou mixer ou bater à mão. Quando a massa estiver homogênea, utilize uma colher de sopa para separar a quantidade de massa e faça bolinhas com as mãos. Forre uma forma grande com papel manteiga e posicione as bolinhas de massa separadamente. Dê uma achatada em cada bolinha antes de levar a forma ao forno pré-aquecido a 200°C. Asse por cerca de 15 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Dicas: antes de assar, você pode adicionar gotas de chocolate à massa. Os amanteigados também ficam deliciosos com extrato de baunilha na massa. Se quiser dar um toque de brasilidade, que tal pedacinhos de goiabada?
Para o clima natalino, experimente colocar no centro de cada biscoito uma cereja em conserva antes de levar a receita ao forno.

Se você tiver forminhas com temas natalinos, os biscoitos vão ficar ainda mais temáticos.

Quem pretende torná-los lembranças de natal, pode embalar tanto em saquinhos como latas ou caixinhas de papelão, tudo depende da sua criatividade.

Essa receita é tão simples e versátil que, mesmo tendo a cara do natal, pode ser adaptada para o ano todo!

DIY: Repaginando ornamentos de natal

Foi dada a largada para a temporada natalina, são poucos os dias que antecedem a festa mais querida do ano pela maioria das crianças. Já vemos as ruas vestidas de verde, vermelho, dourado prateado com muito brilho e luzes. Nossa casa também quer entrar no clima, principalmente para agradar os pequenos. Mas todo natal são os mesmos enfeites, a mesma árvore... às vezes cansa um pouco, não? Mas você não precisa correr para uma loja e gastar com mais enfeitinhos que daqui algum tempo vão te enjoar de novo. Com alguns materiais baratos e muita criatividade é possível dar uma repaginada naqueles ornamentos que há tantos natais são postos na sua árvore.
Para transformar as suas bolas de natal, temos algumas sugestões:
- embrulhe-as em tecidos: com alguns retalhos de tecido, fitas e botões você pode mudar completamente o visual da sua árvore, como nas seguintes imagens para te inspirar. Não se esqueça de combinar as cores e estampas dos materiais utilizados, para que fiquem harmoniosos na sua árvore.

- cole paetês: com cola quente e paetês coloridos ou monocromáticos você pode criar belas e brilhantes bolas que vão adicionar mais luz e brilho para a sua árvore. Também pense bem nas cores de paetês escolhidos para que combinem na montagem final da árvore.

- cole pedrarias: esta é a nossa dica principal, utilizar pedrarias para dar uma mudada e uma realçada nos seus enfeites de natal. Essas pedrarias são fáceis de encontrar em qualquer loja de artesanato ou bijuterias. Com cola quente, você pode criar desenhos ou padronagens diferentes em cada ornamento. Vale soltar a imaginação. A criançada também pode ajudar, tomando cuidado com o uso da cola.

Nossa sugestão é bem simples, colar pedrarias coloridas na parte de cima de bolas transparentes. Mas você pode repetir a mesma ideia mudando as cores: por exemplo, pedrarias douradas para bolas vermelhas, ou pedrarias pretas para bolas prateadas. Depende do seu gosto e das cores proeminentes na sua árvore!

Gostou das ideias? Agora não tem desculpa para passar um natal com decorações diferentes sempre que você desejar!

Imagens: Pinterest.

Presépio para montar com as crianças

O presépio é recorrente nas decorações de natal de vários países cristãos e simboliza o momento do nascimento de Jesus. José e Maria fugiam da perseguição do Rei Herodes a todos os bebês menores de um ano e se abrigaram numa manjedoura, perto de Belém, onde descansava o gado.

Naquela mesma noite nasceu Jesus, em meio aos animais e pastores. Mais tarde, o recém-nascido recebeu a visita dos três reis magos, Gaspar, Baltazar e Belchior, sábios sacerdotes que vieram guiados pela estrela de Belém e lhe trouxeram três presentes: o ouro, que representa a nobreza e era apenas dado aos reis; o incenso, símbolo da fé, presente apenas oferecido aos sacerdotes; a mirra, apenas dado aos profetas, significa pureza, imortalidade e a vitória da vida sobre a morte.
Que tal montar um presépio em companhia dos pequenos contando para eles sobre a mais bela história de Natal, seja qual for sua religião? Para isso, trouxemos um lindo e colorido molde de presépio em cartolina, retirado daqui.

Basta imprimir, recortar e montar com algumas gotinhas de cola!

É muito fácil de fazer e as crianças vão adorar! Tanto o presépio quanto a história!

Baixe as imagens em boa resolução para impressão aqui e aqui.