voltar

Blog > decoração

DIY: como fazer uma pipa em casa

Pipa, arraia, papagaio... os nomes são muitos para esse brinquedo que torna qualquer passeio no parque ou na praia mais divertido. Qual criança não gosta de pôr uma pipa para voar? Mesmo com o tempo frio, os ventos fortes de outono-inverno são favoráveis para a atividade. Aproveitar aquele domingo de sol para soltar pipa é bem melhor do que ficar parado debaixo das cobertas, não é mesmo?

Na imagem abaixo estão os passos explicadinhos para você montar com os pequenos uma pipa em casa. Os materiais são bem simples e fáceis de encontrar. Não se esqueça de personalizá-la com enfeites, recortes e desenhos no papel, conforme a criatividade de seu filho mandar!

Como preparar um piquenique

Férias chegando, crianças mais tempo em casa, que tal tirar um fim de semana ensolarado para organizar um piquenique em família? Pode ser em um parque, na montanha ou até mesmo na praia. O passeio é uma ótima alternativa para conhecer lugares novos e para os baixinhos se descontraírem em um ambiente externo com bastante espaço para brincarem e petiscarem comidinhas deliciosas.

Para ajudar a organizar as comidas do piquenique, seguem algumas dicas:

- não se esqueça de levar uma esteira ou toalha com forro para sentar e servir os petiscos.

- o melhor é transportar a comida e as frutas em uma bolsa térmica e as bebidas em um isopor ou uma caixa térmica.

- escolha frutas frescas fáceis de consumir como bananas, maçãs, morangos e pêras. Frutas como melancia e melão, mais difíceis de descascar, podem ser cortadas em casa e armazenadas em potes para levar.

- sanduíches recheados com queijo branco, peito de peru, atum, ricota, tomate, cenoura raladas. Para dar um toque especial de sabor, adicione ervas que combinem com o recheio, como orégano, sálvia, salsinha, cebolinha ou tomilho.

- pedaços de diferentes tipos de queijo para petiscar. Parmesão, gruyère, brie ou camembert. Palitinhos de legumes também são ótimas opções de petiscos.
- bolos secos como de banana, cenoura, chocolate e fubá são boas opções de sobremesas, corte os bolos em pedaços. Bolos salgados e quiches também são boas pedidas.

- prepare sucos naturais pouco antes de sair de casa e os armazene em garrafas térmicas para manter o frescor. Cuidado com sucos de frutas cítricas, pois amargam em pouco tempo.

- não se esqueça de guardanapos, papéis toalha, alguns talheres, pratos e copos de plástico.

- leve bastante água, pelo menos meio litro para cada pessoa. É interessante levar a água congelada em garrafas plásticas, acomodando-as na bolsa térmica perto dos alimentos frios.

Além das comidas, não se esqueça de outros acessórios importantes como: chapéus, filtro solar, repelente e kit de primeiros socorros, no caso de qualquer machucado das crianças. Cuidado também com o lixo produzido, leve alguns sacos para separar os detritos orgânicos e recicláveis.

Agora é só marcar a data e escolher o local para um delicioso piquenique em família!

Quarto Montessoriano. Já ouviu falar?

A médica italiana Maria Montessori é responsável pelo método Montessoriano de Educação, que propõe uma educação mais livre e criativa. Em um ambiente estimulante, a criança tem liberdade para aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, o desenvolvimento acontece de forma espontânea, criativa e saudável.

Com base nesse conceito, um quarto desenvolvido para estimular a criança de acordo com seu próprio interesse pode ser uma ideia diferente para quem se identifica com o método Montessori.

O quarto Montessoriano oferece alguns elementos característicos, como por exemplo, a cama baixa ou o colchão no chão.




Brinquedos ao alcance dos pequenos também facilitam a independência da criança ao escolher o que brincar, de acordo com seu próprio interesse.



Elementos da parede dispostos na altura da criança. Lembre-se que a decoração é para eles e não para os adultos. Portanto, deixe tudo visível para os baixinhos.




A decoração deve ser minimalista, ou seja, sem exageros. Os brinquedos podem seguir um sistema de rodízio, possibilitando a concentração da criança em cada um deles.

Com a ajuda da própria criança, organize o quarto para que ela saiba onde encontrar cada coisa e onde quer colocar cada brinquedo ou livro.



Gostou da ideia? É possível encontrar bastante referências na internet para adotar o método na sua casa. Se achar difícil mudar tão radicalmente, opte por escolher um ambiente da casa para usar os principais conceitos do método Montessori e deixar seu pequeno buscar sozinho pelo que mais lhe interessar.

Vale sempre lembrar que a liberdade sugerida pelo método não abre mão da segurança. Por isso, é importante planejar como e com que materiais você irá montar os ambientes.

 

Fontes:  Site Montessori, Bebe.com.br, Pinterest.

DIY: câmera fotográfica com histórias infantis

O hábito da leitura deve ser incentivado todos os dias em casa. A leitura facilita a alfabetização, ajuda na preparação dos estudos e estimula a imaginação das crianças. Os pais podem inovar essa prática com brincadeiras, fazendo peças de teatro ou estimulando as próprias crianças a criarem histórias. Hoje vamos ensinar um DIY divertido e criativo.

Você vai precisar de:

Lata retangular com tampa

Papel

Tesoura

Canetas coloridas

Cola

Régua

Barbante, fita ou elástico

Passo 1: Com o auxílio de um lápis, desenhe o formato da lata em uma folha de papel branco. Aproveite para fazer os detalhes de uma câmera fotográfica.

Passo 2: Pinte o desenho bem colorido. Em seguida, recorte e cole o papel na tampa da lata.

Passo 3: Meça e corte um longo pedaço de papel para criar as imagens da foto que vai puxar para fora (estilo sanfona) de dentro da lata. Tenha certeza de que o papel dobrado vai caber dentro da lata.

Passo 4: A próxima etapa é criar a história, fazer os desenhos e pintar bem colorido. Em seguida, cole a primeira página (retângulo sanfona) dentro da lata. Dobre as demais partes para dentro da lata.

Passo 5: Para finalizar, corte um pedaço de barbante, elástico ou fita para colocar na lateral da lata. Esse é o acabamento da câmera fotográfica. Fure com o auxílio de um prego quente ou de uma furadeira.

Aproveite essa ideia para estreitar ainda mais o relacionamento com o seu filho. Peça ajuda para da criança para escolher uma história legal e divertida.

 

Fonte: Theartannex

Bolo arco-íris para fazer com as crianças

Que tal levar as crianças para a cozinha e ensiná-las a fazer um delicioso bolo colorido? Além de aprender, elas podem brincar e se divertir ao mesmo tempo. O bolo é bem fácil, leva em torno de 30 minutos para ficar pronto. A receita é do blog bakedbree. Confira o passo a passo e transforme as crianças em verdadeiros mestres cuca.

Ingredientes:
Mistura para bolo
Corante alimentar colorido
Forminhas

Passo 1: Prepare a massa do bolo conforme instruções do fabricante no verso da embalagem. Distribua a massa em seis taças (tente colocar a mesma quantidade de massa em cada recipiente).

Adicione corante alimentar, conforme abaixo.
Para fazer a cor roxa: 9 gotas de vermelho e 6 gotas de azul
Para fazer a cor azul: 12 gotas
Para fazer a cor verde: 12 gotas
Para fazer a cor amarela: 12 gotas
Para fazer a cor laranja: 12 gotas de amarelo e 4 gotas de vermelho
Para fazer a cor vermelha: 18 gotas

Passo 2: Misture bem até que todo o corante seja dissolvido.

Passo 3: Coloque uma colher de cada cor nas forminhas. A ordem é roxo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Pronto, agora é só colocar para assar por aproximadamente 20 minutos. Retire e deixe esfriar.

Passo 4: Para enfeitar utilize chantilly e confetes coloridos. Outra opção é utilizar brigadeiro.

 

Gostou? Aproveite as férias escolares para convidar os amiguinhos e deixar a garotada se divertir na cozinha. Com certeza essa será uma experiência única e inesquecível.

Fonte: Blog bakedbree