voltar

Blog > Fala

DIY Páscoa: ovinhos decorados

Ovos decorados são uma tradição de Páscoa. Para espalhar pela casa, pôr na cestinha de chocolates ou para presentear, o post de hoje vai ensinar a transformar seus ovinhos em quatro aves diferentes: pinguim, pavão, coruja e tucano. Os materiais são simples e o resultado original e colorido.

Materiais:

— 4 Ovos
— Tinta acrílica de várias cores
— Cartolina colorida
— Canetinhas coloridas
— Pincéis
— Tesoura
— Pistola de cola quente
— Lápis

Pinguim: fazer o desenho do pinguim no ovinho é muito simples. Basta traçar com o lápis um círculo oval e pintar toda a parte de fora com tinta preta. Depois, com a canetinha, faça os olhinhos e o bico do animal.

Pavão: para fazer o pavão, pinte todo o ovo de azul. Espere secar e desenhe com a canetinha os olhinhos e o bico. Desenhe na cartolina verde as penas, utilizando outras cores de papel para customizá-la, como na imagem abaixo. Fixe as penas de papel na parte de traz do ovinho pintado utilizando cola quente.

Coruja: desenhe no ovo um losango. Pinte toda parte exterior do ovo de marrom, como feito com o pinguim. Crie com a canetinha uma textura diferente na barriga da coruja. Depois é só desenhar os olhos e o bico, também com canetinha.

Tucano: o tucano, assim como o pavão, leva acessórios de papel colados. Para fazê-lo, basta desenhar uma forma em formato de feijão no ovo e pintar sua parte externa com tinta preta. Depois, divida a parte interna como na imagem abaixo e pinte com cores diferentes cada uma. Faça uma bolinha com canetinha preta representando o olho. Desenhe o bico colorido e as penas de cima da cabeça na cartolina, recorte e cole com a pistola quente.

Dica: utilize um copinho ou potinho de vidro para apoiar os ovos pintados enquanto a tinta seca.
Não ficaram lindos? Qual o seu favorito?


DIY Páscoa: coelhinho de lã

Olha que coisa mais fofa esse coelhinho feito com lã! Não é uma ótima ideia para enfeitar a casa ou aquela cestinha de chocolates especialmente para a Páscoa? É fácil e barato de fazer. Para um coelhinho, você vai precisar de:

Materiais:
— 1 Rolo de lã (quanto mais grosso o fio, melhor)
— 2 Rolos de papel higiênico vazios
— Tesoura
— Fio de nylon
— Agulha
— 1 Bola de algodão (para o rabinho)
— 2 Miçangas de cor preta (para os olhos)
— 1 Miçanga de cor rosa (para o focinho)
— dois Pedaços de feltro de cores diferentes (para as orelhas)
— Cola quente

Modo de fazer:
Comece fazendo a base do corpinho: você vai fazer 2 pompons de tamanhos diferentes. O maior será feito utilizando os dois rolos vazios de papel higiênico como base.

Enrole a lã com os dois rolos juntos. Quando obter um pompom espesso, passe o fio entre os dois rolos e de voltas pelo meio do emaranhado, fazendo um nó bem forte.

Retire o emaranhado de lã cuidadosamente da base de rolos de papel higiênico. Em seguida, corte ao meio dos dois lados e depois apare a lã uniformemente, formando o pompom. Esse será o corpo do coelhinho.
Para fazer a cabeça, siga os mesmos passos, mas usando dois de seus dedos como base, assim como ensinamos neste post. Costure o pompom menor no maior, juntando cabeça com corpinho.

Pronto, agora temos a base do coelho. Vamos começar fazendo as orelhas. Corte o formato de duas orelhinhas nos dois pedaços de feltro de cor diferente: uma da cor da lã (mais ou menos 5 cm de altura) e outra cor de rosa (4 cm de altura). Cole as pontas da base, para que fiquem dobradinhas. Depois, costure-as na cabeça do coelhinho.

Com a tesoura, dê uma aparadinha na bola de algodão, para que fique mais uniforme. Costure-a na bundinha do coelhinho. Então, é hora de costurar as miçangas pretas como olhinhos.

Utilize o fio de nylon para fazer os bigodinhos do coelho. Passando a agulha pela miçanga rosa, vá fazendo tipo um laço com o nylon, como na imagem. Depois de passar umas 5 vezes por cada lado, é só cortar a ponta dos laços para formar o bigodinho. Em seguida é só costurar o focinho no coelho.

Pronto! Esses coelhinhos são tão lindos que podem ser feitos para decorar uma festa, o quarto de seu pequeno ou como lembrancinha até mesmo fora da Páscoa. Faça vários, cada um de uma cor, uma família deles, que tal?

Receita de Pavê de Uva e Chocolate

Que tal preparar uma sobremesa diferente mas que ainda leva o ingrediente favorito deste feriado? Aproveite que o outono chegou e é época de uva para uma receita que é fácil de fazer e supersaborosa!

Ingredientes:
- 1 xícara de requeijão
- 1 pote de creme de avelã com chocolate
- 1 pacote de biscoito champanhe
- ½ xícara de leite
- ½ xícara de uva sem semente
- 1 lata de creme de leite gelado sem soro
- 200g de chocolate branco picado
- chocolate em pé
- raspas de chocolate
- uvas para decorar

Modo de Fazer:
Bata o requeijão com o creme de avelã com chocolate (Nutella®) até que fique uma mistura homogênea. Umedeça a bolacha champanhe no leite e reserve. Bata o creme de leite e o chocolate picado no liquidificador até que os pedaços de chocolate fiquem bem pequenos. Em uma travessa, intercale camadas do biscoito umedecido, com uvas, creme de Nutella® e o creme de leite batido com chocolate. Decore com raspas de chocolate, chocolate em pé e uvas.

Páscoa: aprenda a fazer um envelope de coelho

A Páscoa está chegando! A sua casa já entrou no clima e está decorada para receber o coelhinho que tanto agrada as crianças?
Já entrando no espírito da data mais doce do ano, achamos essa ideia de envelope de coelho para fazer com os pequenos.

Esse coelho simpático é fácil de fazer, Você vai precisar de:

- Molde
- Envelope pequeno
- Tesoura
- Papel cartão branco, rosa e preto
- Pompom rosa ou bolinha de algodão
- Canetinha preta
- Cola

Imprima o molde, que você pode encontrar clicando neste link. Recorte os papéis cartão branco e rosa e cole a parte rosa da orelha sobre a parte branca. Depois, cole as duas orelhas na parte de trás do envelope.

Agora, cole os dentinhos logo abaixo da aba do envelope. Cole os bigodes recortados no papel preto na ponta da aba do envelope. Em seguida, cole o pompom ou bolinha de algodão sobre os bigodes. Depois é só desenhar os olhos com a canetinha preta.

Agora as crianças podem brincar, usar o envelope para enviar cartões desejando feliz Páscoa ou guardar algo especial.


Receita para a Páscoa: risoto de camarão com aspargos

É tradição consumir peixes ou frutos do mar na Sexta-feira Santa. Para incrementar o seu almoço do feriado, trouxemos uma deliciosa receita de risoto de camarão com aspargos que certamente irá agradar toda a família. Confira:

 Ingredientes:

- 1 maço de aspargos frescos, cerca de 450 gramas

- 1 kg de camarões limpos

- 8 xícaras de caldo de galinha, cerca de 2 L.

- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1 cebola grande picada

- 2 xícaras de arroz arbóreo, cerca de 400 gramas

- 1 xícara de vinho branco

- 1 xícara de queijo parmesão ralado, cerca de 80 gramas.

- sal e pimenta a gosto

- 1 xícara de salsinha picada

Modo de fazer:

Primeiro passo: comece aquecendo o caldo de galinha. Despeje as 8 xícaras de caldo em uma panela grande e aqueça em fogo médio. Enquanto o caldo permanece aquecendo, comece a cozinhar o camarão.

Utilizando o fogo médio, refogue o camarão em um frigideira antiaderente junto com 2 colheres de azeite de oliva. Prefira refogar a quantidade aos poucos, um tanto que apenas preencha a superfície da frigideira, evitando que alguns camarões fiquem por cima dos outros. O processo é rápido, demora cerca de 3 minutos. Reserve.

Para refogar os aspargos, limpe a mesma frigideira com um papel toalha. Ligue o fogo médio e adicione 1 colher de azeite de oliva. Refogue os vegetais por cerca de 3 minutos, até que atinjam uma cor verde clara. Reserve.

Para fazer o risoto, escolha uma caçarola alta e adicione 1 colher de azeite de oliva e 2 colheres de manteiga para refogar a cebola picada. Depois que ela estiver douradinha, adicione as 2 xícaras de arroz e tempere com um pouco de sal e pimenta, refogando por 1 minuto. Despeje a xícara de vinho na panela e espere evaporar para começar a adicionar, aos poucos, o caldo de galinha. Adicione uma xícara por vez, sempre esperando que o caldo seja absorvido pelo arroz, sem que este seque completamente para acrescentar a próxima xícara. Mexa sempre, para abrir os grãos de arroz. Este processo de cozimento deve demorar de 20 a 30 minutos.

Depois que o arroz estiver cozido, adicione as 2 colheres de manteiga e metade da xícara de parmesão. Misture bem, ainda com o fogo ligado. Depois, coloque os aspargos e camarões, continue mexendo por mais alguns minutos até que tudo esteja aquecido. Finalize o tempero com mais sal e pimenta. Adicione 2/3 da xícara de salsinha picada.

Coloque o risoto em uma travessa, salpique por cima a outra metade da xícara de parmesão e o 1/3 restante da xícara de salsinha. Está pronto pra servir!

Sobremesa para a Páscoa: bombom de uva na travessa

A receita do post de hoje é bem simples de fazer e muito saborosa, como os deliciosos bombons de fruta que vemos sempre lindos nas vitrines das confeitarias. Uma ótima pedida de sobremesa para o feriado mais doce do ano! A criançada vai adorar!

Ingredientes:

- 500 gramas de uvas sem caroço
- 2 latas de leite condensado
- 2 colheres de manteiga sem sal
- 1 embalagem com 300 gramas de creme de leite fresco, caso não encontre, substitua por uma lata de creme de leite sem soro.
- 340 gramas ou dois tabletes de chocolate meio amargo

Modo de fazer: primeiro, prepare numa panela o creme branco, utilizando as latas de leite condensado e a margarina. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até que o creme engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela. Reserve.
Para a cobertura, derreta as barras de chocolate no forno micro-ondas ou em banho maria. Misture bem o chocolate derretido com o creme de leite.
Coloque as uvas lavadas e secas em uma travessa grande. Deposite sobre as uvas o creme branco e depois a cobertura de chocolate, quando ambos já estiverem um pouco frios.
Decore com mais algumas uvas e coloque a sobremesa na geladeira. Deixe resfriar por pelo menos seis horas.
Se preferir, você pode substituir a uva por outras frutas como morango, kiwi, amoras, framboesas.
Outra dica gostosa é adicionar algumas colheres de coco ralado ao creme branco.

Rendimento: 8 porções.

Imagens: Pinterest