voltar

Blog > fantasias

O desenvolvimento social da criança

Durante seu crescimento, a criança usa a brincadeira como meio para se relacionar com outras crianças e desenvolver sua sociabilidade. Entre os 2 e 5 anos, essa interação é mais frequente e cada vez mais complexa. Do brincar solitário até a brincadeira coordenada em que cada criança tem um papel diferente e quando ela entende que o outro pode ter uma opinião ou atitude diferente da sua acontece gradualmente.

Antes dos 2 anos, alguns marcos podem ser observados de acordo com a idade. Separamos alguns deles para você conferir:

1 mês – observa um rosto
2 meses – sorri em resposta
4 meses – sorri espontaneamente
6 meses – observa a própria mão, tenta alcançar um brinquedo
11 meses – come sozinho
13 meses – bate palmas
14 meses – mostra o que quer, mas não com choro
16 meses – dá tchau, joga bola com outra pessoa
17 meses – imita a ação de uma pessoa, bebe em uma xícara ou copo
20 meses – ajuda em casa (tarefas simples)
2 anos – usa colher, garfo, tira a roupa, alimenta a boneca, veste-se com supervisão

É importante entender como o desenvolvimento social da criança acontece para que saibamos administrar nossas expectativas. Confira os brinquedos da Calesita que estimulam as habilidades sociais de acordo com cada fase do crescimento da criança!

As vantagens de se brincar muito!

Todo mundo sabe que a Calesita quer que as crianças brinquem, e muito! Brincar favorece o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo dos pequenos, da maneira mais natural e divertida que existe.

A criança utiliza todos os sentidos durante a brincadeira: audição, visão, tato, paladar, tato e olfato. A brincadeira entre pais e filhos, ou entre adultos e crianças é um dos momentos mais importantes para o estímulo de suas habilidades. Vale lembrar que a brincadeira independente de adultos também é importante e faz parte do desenvolvimento dos pequenos. No entanto, além de fortalecer laços e vínculo, brincar com a orientação de um adulto favorece o aprendizado.

Desde bebê, conversar com o pequeno ajuda no aprendizado da linguagem e expressão.

Brincadeiras que envolvem movimento do corpo vão estimular a motricidade, a coordenação motora grossa, de grandes articulações como joelhos e ombros, e a coordenação motora fina, como de mãos e dedos.

A brincadeira em conjunto com outras crianças, adultos, em casa ou ao ar livre estimula a socialização. Lidar com sentimentos de angústia, divisão da atenção e do espaço, dividir os brinquedos e entender o mundo a sua volta começa com o convívio com os outros.

Além dessas áreas do desenvolvimento, a brincadeira envolve imaginação, criatividade, resolução de problemas, compreensão de causa e efeito e muitas outras. Confira no nosso site todas as funções que os brinquedos e a brincadeira estimulam desde bem cedo nos pequenos!

Receita de Macarrão Caseiro

Quem não gosta de uma bela macarronada, não é mesmo? A massa pode ser feita em casa, com poucos ingredientes e com a ajuda dos pequenos. Por que não?

Confira nossa sugestão de receita abaixo:

- 1 ovo
- 60 ml de água
- 200g de farinha de trigo
- sal a gosto

Modo de Preparo
Misture o ovo e o trigo e adicione a água lentamente até obter uma massa fina e homogênea. A massa deve ficar úmida, mas sem grudar na mão. Se estiver muito seca, adicione água. Se estiver muito grudenta, adicione mais farinha.
Agora é hora de chamar os baixinhos e colocar a massa na Fábrica de Massas Calesita para modelar o macarrão e cozinha-lo! Pronto, a receita caseira acabou de ficar mais divertida!

Para variar a receita e fazer uma massa colorida, siga os passos abaixo:

Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
5 ovos
1 maço de espinafre (pode ser substituído por 300g de beterraba ou cenouras)
1 fio de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo:

Bata o espinafre no liquidificador e penere, reservando o suco. Disponha a farinha em uma superfície plana e faça um furo no meio. Bata os ovos e os coloque no centro da farinha com cuidado. Com as mãos, mexa bem até que a massa se solte. Aos poucos, acrescente o suco do espinafre e se necessário, polvilhe farinha. Use a Fábrica de Massas Mamma Mia para modelar o macarrão junto com o seu pequeno e pronto: é só cozinhar por 30 minutos com água e sal.

Por que o faz de conta é importante?

Brincar de faz de conta e criar um universo único onde a criança pode representar um diferente papel a cada brincadeira faz parte do desenvolvimento dos pequenos e costuma acontecer naturalmente. Mas qual a importância dessa simples brincadeira no crescimento da criança? O faz de conta estimula diversas funções cognitivas e psíquicas. Entre elas, podemos destacar o estímulo à criatividade. A imaginação da criança ganha inúmeras possibilidades de ser ativada, a partir de simples objetos, brinquedos e na companhia de irmãos ou amigos.

Na brincadeira, a criança exercita a expressão de sentimentos e emoções, mesmo que de forma representativa. No faz de conta, a criança costuma imitar comportamentos e reações que observa ao seu redor, podendo ser um bom termômetro sobre o que ela vem aprendendo.

Colocar-se no lugar do outro e entender diferentes perspectivas ao brincar de faz de conta são outros aprendizados que os pequenos desenvolvem nessa importante brincadeira.

No nosso site, você pode conferir uma seleção variada de brinquedos pensados exclusivamente para o brincar de faz de conta. Confira aqui!

Por que brincar sozinho é importante?

Já comentamos por aqui todas as vantagens e benefícios e também a importância que o brincar tem no desenvolvimento das crianças. As brincadeiras, de todos os tipos, são parte da construção da personalidade de cada indivíduo e estimulam diversas habilidades, com ou sem brinquedos.

Mesmo quando achamos que a criança precisa ser estimulada sempre que possível, é importante lembrar que a brincadeira sem a presença ou participação do adulto também tem sua importância. Sozinha, a criança usa a própria imaginação e conhecimento para se entreter e alcançar seus objetivos. Aprender e entreter-se sozinho vem sendo um desafio para as crianças hoje em dia. O ócio criativo precisa voltar a fazer parte da rotina tão atarefada dos pequenos.

Brincando, a criança passa a conhecer a si mesma, é quando ela descobre o mundo a sua volta, com suas cores, sons, texturas, formas, etc. A criança brincando sozinha também está aprendendo e proporcionar aos baixinhos essa liberdade é um ato de carinho.

Por que brincar lá fora é tão importante?

A brincadeira ao ar livre traz todos os benefícios que brincadeiras em geral proporcionam aos pequenos e mais algumas importantes vantagens. Dentro e fora de casa, brincar contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades. As duas formas de diversão são complementares, mas brincar no ambiente externo carrega consigo experiências que não podem ser reproduzidas dentro de casa. O contato com o espaço natural oferece as crianças que estão explorando o mundo a sua volta experiências físicas, sensoriais, visuais, auditivas, sociais e psicológicas únicas. Tocar a grama, andar sobre a areia, correr grandes distâncias, ouvir os animais, ver a paisagem natural e da cidade são algumas das situações que seu filho vai experimentar, que nem sempre são possíveis em 4 paredes.

Quanto mais experiências conseguimos expor as nossas crianças, mais oportunidades de desenvolvimento ela terá. Tanto físicos como cognitivos.

As vantagens de brincar fora de casa são inúmeras. Além das que já comentamos, as crianças ao brincarem “lá fora” ainda têm a oportunidade de encontrar e interagir com outras crianças e adultos, fortalecer o sistema imunológico, e muito mais. Inclua mais momentos fora de casa, mesmo se estiver friozinho, na rotina dos pequenos aí da sua casa!

Confira alguns brinquedos da Calesita que foram especialmente pensados para estimular a brincadeira com os amigos dentro e fora de casa!