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Receita de primavera: salada colorida de grão de bico


Para comemorar a chegada da primavera, que tal começarmos com uma receita nutritiva e fácil de fazer? Salada colorida de grão de bico. Essa leguminosa é rica em fibras e muito saudável, sendo uma ótima substituta para o feijão. É fonte de proteína vegetal e minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo, cobre. Também possui uma variedade de vitaminas que ajudam na digestão e fazem muito bem à saúde: A, B e C, sendo que, dentre as vitaminas do grupo B, ácido fólico e B9. Além disso, sua grande quantidade de fibras ajuda a regular o intestino e manter a sensação de saciedade por mais tempo. Misturando esse grão poderoso com outros legumes frescos e ricota, temos uma refeição completa e leve para as crianças. Tudo a ver com a primavera!


Ingredientes:


— 300 Gramas de grão de bico cozido


— 100 Gramas de tomates cereja cortados ao meio


— 1 Pepino cortado em cubos


— 1 Cebola roxa cortada em cubos


— 1 Pimentão amarelo ou vermelho cortado em cubos


— 100 Gramas de ricota fresca em cubos


— 10 Azeitonas pretas sem caroço


— Suco de 1 limão


— 6 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem


— Sal e pimenta a gosto


— Salsinha picadinha a gosto


Modo de preparo:


Cozinhe o grão de bico na panela de pressão, com 4 xícaras de água. Espere 20 minutos com a panela fervendo. Enquanto isso, corte os legumes. Depois, é só misturar todos os ingredientes numa vasilha grande e levar à geladeira por 1 hora.


Rendimento: 8 porções.

Receita para o feriado: pudim de maria-mole

Feriado chegando, é hora de preparar aquele almoço em família para curtir o tempo de descanso. E toda refeição especial pede uma sobremesa deliciosa. Nossa receita de hoje é um pudim de maria-mole super leve e fácil de fazer. Não precisa levar ao fogo e conta com ingredientes simples, confira!

Ingredientes:

— 1 Lata de leite condensado

— 1 Lata de creme de leite sem soro

— 1 Lata de leite integral

— 50 Gramas de coco ralado

— 1 Caixinha de mistura para maria-mole (você encontra em qualquer supermercado)

Modo de preparo:

Misture no liquidificador o leite condensado, o leite, o coco ralado e o creme de leite, batendo sem parar por cerca de 5 minutos.

Com 5 colheres de sopa de água fervendo, hidrate o pó de maria mole separadamente, depois que tiver batido os outros ingredientes. Assim que todo o pó dissolver completamente na água, jogue essa mistura no liquidificador e bata por mais 5 minutos.

Então, despeje o conteúdo numa fôrma de pudim e leve ao congelador por 2 horas.

Rendimento: 10 porções.

Receitas com abacate: guacamole e mousse

Você sabia que o abacate é uma das frutas mais completas que existe? Rico em vitaminas A, C e E, possui ação antioxidante, gorduras saudáveis como HDL — que protege as artérias e ajuda a controlar o colesterol —, é anti-inflamatório, ajuda no funcionamento do intestino, dá saciedade e ajuda a regular o sono. Com todos esses benefícios, impossível deixar o abacate de fora da dieta de seu filho, não? No post de hoje, trazemos duas receitas deliciosas que utilizam essa fruta. Uma salgada, a guacamole, que pode ser consumida com torradas como lanche, e uma doce, o mousse de abacate, perfeito para a sobremesa.


 


Ingredientes para a guacamole:


— 1 Abacate maduro


— 1 Cebola roxa pequena


— Suco de 1 limão grande


— 1 Tomate em cubos


— 1 Colher de sopa de coentro em pó


— 1 Colher de sopa de cominho em pó


— 50 Gramas de salsinha fresca


— Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo: amasse bem o abacate e acrescente os outros ingredientes aos poucos: primeiro, a cebola e o tomate. Depois o suco de limão. Misture bem e adicione os temperos, finalizando com a salsinha fresca picada.


Observação: a receita original leva folhas de coentro fresco, porém, como seu sabor é muito forte e pode não agradar o paladar dos pequenos, optamos por utilizá-lo em pó e substituir por folhas frescas de salsinha, cujo sabor é mais suave.


Para servir: originalmente, a guacamole é consumida com tortilhas de milho, porém, você pode consumi-la com torradas ou bolachas salgadas.



Ingredientes para o mousse de abacate:


— 1 Abacate maduro


— 1 Caixinha de leite condensado


— 1 Caixinha de creme de leite


— Suco de 1 limão


Modo de preparo:  bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.


Rendimento: 10 porções

Receitas de almoço para o dia dos pais: canelone de berinjela e mousse de limão com pistache


O dia dos pais está chegando e a data pede um almoço de domingo especial. Por que não escolher duas receitas leves e fáceis de fazer, que as crianças podem entrar em ação para ajudar no preparo? Confira uma receita saborosa e saudável de canelone de berinjela com recheio de ricota e molho vermelho, que pode ser servido com arroz branco e uma boa salada de rúcula. Arremate a refeição com o mousse de limão com pistache.


Canelone de berinjela


Ingredientes:


— 2 Berinjelas grandes cortadas em fatias


— 350 Gramas de ricota fresca


— ½ Xícara de folhas frescas de manjericão


— 1 Colher de sopa de orégano desidratado


— 1 Colher de sopa de açafrão


— Suco de 1 limão


— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem


— Sal e pimenta a gosto


— Queijo parmesão ralado


— Papel manteiga


Molho de tomate:


— 4 Tomates maduros


— 1 Dente de alho picado


— 1 Cebola picada


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de mel


— Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 220 °C. Salgue as fatias de berinjela em ambos os lados e disponha-as em uma forma untada com um fio de azeite. Leve ao forno por 15 minutos. Faça o molho de ricota: coloque em um processador ou liquidificador a ricota, as folhas de manjericão, o orégano, o açafrão, uma colher de azeite de oliva e o suco de um limão. Bata bem, até conseguir um recheio homogêneo e consistente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.


Faça o molho de tomate: refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Adicione os tomates picados e sem as sementes. Refogue e deixe cozinhando em fogo médio por 30 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto e corrija a acidez com o mel. Reserve.



Monte os canelones com a ajuda de seu filho: retire as fatias de berinjela do forno após 15 minutos e disponha uma colher de sopa de recheio sobre a extremidade de cada uma, posicionadas em uma forma forrada com papel manteiga. Enrole cada fatia recheada como um canelone e prenda as extremidades com um palito, se necessário. Jogue o molho de tomate por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos. Finalize com um parmesão ralado a gosto antes de servir.



Rendimento: 10-12 canelones


Mousse de limão com pistache


Ingredientes:


— Suco de três limões sicilianos (pode substituir por limões Taiti se preferir)


— 1 Lata de leite condensado


— 1 Lata de creme de leite


— 100 Gramas de pistaches sem casca e grosseiramente debulhados



Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes, exceto os pistaches, no liquidificador. Bata bem até conseguir um creme homogêneo. Leve à geladeira por pelo menos três horas. Antes de servir, coloque os pistaches debulhados e descascados por cima.


Rendimento: 10-12 porções

Receita de inverno: creme de mandioquinha com abóbora


Não tem nada mais reconfortante durante o inverno do que uma sopinha ou creme bem quentinhos para aquecer o corpo, ainda mais se for uma receita saborosa, saudável e fácil de fazer. Um creme delicioso feito de mandioquinha com abóbora vai bem para um jantar mais leve, pois são legumes ricos em fibras que mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.


Ingredientes:


— 3 mandioquinhas descascadas e cortadas em cubos


— 1 abóbora menina descascada e fatiada em cubos


— ½ cebola grande em cubos


— 1 dente de alho amassado


— 500 ml de caldo de legumes


— sal e pimenta do reino a gosto


— 1 ramo de tomilho fresco


— 2 colheres de sopa de azeite de oliva


— queijo parmesão ralado para servir (opcional)


Modo de fazer: cozinhe as mandioquinhas e a abóbora em cubos, na água quente. Quando terminar, escorra a água que sobrar do cozimento e guarde 500 ml. Reserve. Refogue a cebola e o dente de alho em 2 colheres de azeite de oliva. No liquidificador, bata os legumes cozidos, o alho e a cebola refogados junto com o caldo de legumes do cozimento. Leve a uma panela grande e deixe ferver por cerca de 10 minutos, junto com o ramo de tomilho fresco. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida com queijo parmesão ralado por cima.


Rendimento: 3-4 porções.

Receita de espetinhos de frango agridoce


Espetinhos parecem uma forma mais divertida de comer, não é mesmo? Talvez porque remetam aqueles dias de churrasco com a família, talvez porque sejam práticos de degustar e coloridos, já que misturam carnes, vegetais e até mesmo frutas. Bom, a verdade é que a criançada adora um espetinho e essa é uma forma mais fácil de fazer com que as mais chatinhas comam vegetais. Um apelo visual nas refeições sempre ajuda a convencê-los.


A receita de hoje é um pouquinho diferente daqueles espetinhos mais comuns do churrasco de domingo, pois utiliza carne de frango e abacaxi, além de poder ser feita no forno, caso você não possua churrasqueira ou grelha em casa.


Dica: você precisará de mais ou menos 2 abacaxis para esta receita, um será utilizado na forma de suco para marinar a carne e o outro cortado em cubos para montar os espetinhos.


Curiosidade: o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda a deixar a carne mais macia, tornando-se assim um ótimo suco para marinar outros tipos de carne e acrescentar um sabor agridoce especial a outras receitas.


Ingredientes:


Para marinar o frango:


— 500 gramas de peito de frango cortado em cubinhos


— 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)


— 600 ml de suco de abacaxi filtrado


— 2 dentes de alho amassados


Para montar o espetinho:


—15 Palitos de churrasco


— 1 Abacaxi cortado em cubos (mais ou menos 40 cubos)


— 2 Pimentões vermelhos cortados em fatias


— 500 gramas de tomatinhos cereja


— Papel manteiga e forma grande (se for assar no forno convencional)


Modo de preparo:


Primeiro, coloque o frango em uma vasilha com os ingredientes destinados à marinada. Misture bem e leve ao refrigerador por cerca de 30 minutos.


Pré-aqueça o forno a 200°C. Então é hora de começar a montar os espetinhos. As crianças podem ajudar nesta parte, a ordem que seguimos foi:


2 tomates cereja ? 1 cubinho de pimentão ? 1 cubinho de frango ? 1 cubinho de abacaxi: repita esta sequência mais uma vez e finalize com outros 2 tomatinhos cereja.


De qualquer maneira, as crianças podem criar a ordem que preferirem ao ajudarem a montar os espetinhos.


Depois de montar todos os espetinhos (cerca de 12 a 15), forre uma forma grande com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, virando os espetinhos de lado na metade desse tempo. Sirva com arroz integral.


Rendimento: de 12 a 15 espetinhos.