voltar

Blog > nascer

2 receitas saudáveis de pão de queijo

Não tem nada mais gostoso do que um delicioso pãozinho saindo do forno, ainda mais com esse friozinho que está começando. Que tal experimentar essas duas receitas alternativas do nosso tradicional pão de queijo? Para o lanche da tarde ou café da manhã, junto com uma xícara de chá ou café quentinho, não tem nada mais reconfortante para a criançada. O legal das receitas é que são livres de glúten, engordam menos e, no lugar da farinha, levam dois tubérculos da estação e que são muito benéficos para a saúde: a mandioquinha e o inhame.

Pão de queijo de mandioquinha
Conhecida por mandioquinha, batata-baroa ou batata salsa, dependendo da sua região. É um tubérculo rico em vitaminas dos complexos A e B, além de cálcio, magnésio e fósforo.
Ingredientes:
— 2 Mandioquinhas (mais ou menos 250 g)
— 1 1/3 Xícara de polvilho doce
— 2/3 Xícara de polvilho azedo
— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva
— 3 Colheres de sopa de água
— ½ Xícara de queijo parmesão ralado
— ½ Colher de chá de sal

Modo de fazer: descasque as mandioquinhas, corte-as em cubinhos e cozinhe-as. Quando estiverem macias, escorra-as e amasse-as com ajuda de um garfo, até formarem um purê. Adicione os demais ingredientes e misture bem, sovando a massa até ela tornar-se lisa e homogênea. Pré-aqueça o forno a 180°C. faça pequenas bolinhas com a massa e disponha-as sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada com um fio de óleo. Asse por cerca de 30 minutos a 180 °C ou até os pães ficarem douradinhos.
Rendimento: 20 pãezinhos

Pão de queijo de inhame
O inhame é o mais nutritivo dos tubérculos consumidos no Brasil. Em algumas localidades, é também chamado de cará, mas na verdade, inhame e cará são dois tubérculos diferentes. O inhame é mais fibroso e nutritivo, possui uma coloração mais escura. Rico em vitamina C e em vitaminas do complexo E e B, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Ingredientes:
— 6 Inhames
— ½ xícara de polvilho doce
— ½ xícara de sopa de polvilho azedo
— ½ xícara de azeite de oliva
— ½ xícara de queijo parmesão ralado
— 1 Colher de sopa de alecrim fresco
— 1 Colher de sopa de sementes de chia (opcional)
— 2 Colheres de sopa de água
— 1 Colher de café de sal

Modo de fazer: o procedimento é parecido com o do pão de queijo de mandioquinha. Descasque e pique os inhames e coloque-os para cozinhar em água quente. Depois, escorra-os e, com ajuda de um garfo, faça um purê. Acrescente os outros ingredientes ao purê. Pré-aqueça o forno a 200°C. Sove bem a massa até ela ficar lisinha e homogênea. Quando ela não estiver mais grudando nas suas mãos, faça bolinhas e coloque-as numa forma forrada com papel manteiga ou untada com um fio de óleo. Asse por 30 minutos a 200°C ou até os pães ficarem douradinhos.
Rendimento: 20 pãezinhos.

Cachorro quente com vegetais

Releituras saudáveis de receitas clássicas são sempre uma boa pedida para quem tem criança em casa. Este cachorro quente com vegetais da receita de hoje é uma opção leve para os dias quentes que se aproximam.

Ingredientes:
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de rabanete ralado
1 pitada de sal
¼ xícara de açúcar
½ xícara de vinagre
1 xícara de água

Misture esses ingredientes em uma vasilha grande, como se fossem uma salada. Coloque no refrigerador por pelo menos meia hora.
Depois, para montar os cachorros quentes, você vai precisar de:

8 salsichas grelhadas
8 pães de cachorro quente
1 pepino grande em fatias
½ xícara de molho barbecue
Folhas de salsinha
Pimenta jalapeño (opcional)

É só colocar uma salsicha em cada pão, com uma dose generosa da salada, fatias do pepino, finalizando com um pouco de molho barbecue e folhas frescas de salsinha.
Se gostar de sabores apimentados, experimente adicionar duas ou três fatias de pimenta jalapeño ao sanduíche.

Rendimento: 8 porções

Receita: Cupcake Saudável de Laranja

Para preparar cupcakes diferentes e saudáveis, separamos uma receita que não deixa o sabor de lado. Veja o que você precisa para preparar essa delícia:

- 2 1/2 xícaras de suco de laranja
- ½ laranja (raspas)
- 3 ovos
- ½ xícara de óleo de canola
- 1 ¼ de açúcar
- 1 xícara de flocos de aveia
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de fermento químico

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo de canola e 1 xícara de suco de laranja com as raspas de laranja. Acrescente 1 xícara de açúcar e bata bem. Acrescente a farinha e a aveia. Coloque o fermento por último com uma colher e misture. Desepeje a massa em forminhas de cupcake e leve ao forno a 180oC por cerca de 20 minutos.
Para a calda, ferva o restante do suco de laranja com 1 colher de sopa de açúcar. Regue os cupcakes assados com a calda ainda quente. Espere esfriar e bom apetite!

Receita: bistrô Fevitto Integrais

Receita de iogurte de amêndoas e morango

Para preparar em casa, um iogurte saudável e sem lactose, separamos uma receita simples de fazer e com poucos ingredientes.

Confira e delicie-se!

Ingredientes:
- 500 ml de leite de amêndoas
- 250g de morangos, de preferência orgânicos
- 1 colher de sopa de tapioca (goma)
- 1 pitada de sal
- açúcar a gosto, mas pode ser feito sem açúcar também.

Modo de Fazer:
Bata no liquidificador o leite de amêndoas com os morangos (sem a folhinha) e o açúcar e sal. Dissolva a tapioca em um pouco de água, cerca de 50 ml, e adicione a mistura no liquidificador com os demais ingredientes. Assim que estiver homogênea, leve a mistura ao fogo médio até levantar fervura, mexendo sempre. Bata novamente no liquidificador. Coloque o iogurte em uma jarra ou pote de vidro e deixe esfriar antes de leva-lo à geladeira. E está pronto!

Bom apetite!

Como fazer Sorvete Caseiro

Com o calor histórico que está fazendo em todo o país, nada como um delicioso sorvete para refrescar, sobremesa que a criançada adora e sempre pede mais! Neste post, vamos ensinar uma receita muito fácil de sorvete caseiro sabor banana com morango e pistache. Esta é uma alternativa saudável para o verão, pois, ao contrário dos sorvetes comuns de supermercado, não leva corantes, açúcares, gorduras e outros ingredientes artificiais em seu preparo. A receita é indicada para as crianças manterem uma alimentação equilibrada e com certeza agradará os adultos também!

Ingredientes:

- 6 bananas
- 250ml de iogurte integral ou sabor baunilha
- 200g de morangos picados
- 100g de pistaches picados

Modo de fazer:
Na noite anterior, pique as 3 bananas, coloque-as no freezer dentro de um saco ou recipiente plástico e deixe-as gelando até o dia seguinte.
Coloque as bananas no liquidificador ou processador e bata-as até formarem um creme espesso.
Adicione o iogurte e bata até a mistura ficar bem cremosa.

Acrescente os pistaches e os morangos. Coloque o sorvete no freezer por mais 2 horas para ganhar consistência e então sirva.

Você pode deixar a receita armazenada no refrigerador por até 1 semana e consumir quando quiser.
Rendimento: 8 porções.

Como preparar a lancheira dos baixinhos


Vamos aproveitar o retorno das aulas e aprender dicas para preparar uma lancheirinha saborosa e saudável para eles?

Primeiramente, é importante que a alimentação saudável comece de casa, nas refeições com os pais. Eles sempre vão ter preferência por alimentos que sejam familiares.

O desafio de educar a alimentação dos baixinhos também não é fácil. Afinal, seu paladar sempre vai preferir alimentos de sabor doce ou os mais calóricos. Portanto, o comportamento dos pais nesse sentido também vai influenciar em suas escolhas. Porém, se forem habituados desde cedo a preferir comidas mais saudáveis, ao crescer, essa adaptação fica mais fácil e sem complicações.

Assim como em todas as refeições que o pequenino fizer, o lanche também deve trazer ao menos uma porção de um dos três grupos fundamentais de alimentos, que são os energéticos, como cereais, pães e açúcares, os construtores, como leites, carnes e leguminosas, e os reguladores, que são as frutas, verduras e legumes.

Devemos dar uma atenção dobrada ao grupo de energéticos. Apesar de essenciais para a energia do seu filho, eles não podem ser ingeridos em grandes quantidades, pois são alimentos muito calóricos. Pães integrais e cereais naturais são ótimas opções, mas isso não significa o fim do chocolate ou das bisnaguinhas. Você pode intercalar esses alimentos também.

Outra questão é o cuidado para que a lancheirinha não fique pouco interessante no olhar dos pequenos, o que tira um pouco sua vontade de comer. A dica nesse caso é sempre variar o cardápio e o modo de apresentação, como já demos dicas por aqui.

Seguindo essas dicas, você aos poucos vai proporcionar uma lancheirinha mais completa e saudável. Mas devemos lembrar que nem sempre é bom ser restritivo.

Combine com o baixinho para que em um dia na semana seja incluída uma gostosura como bolo, pudim ou barra de chocolate.

O segredo de uma boa lancheira é o equilíbrio.

Fonte: Bebê Abril