voltar

Blog > pais

Receita de espetinhos de frango agridoce


Espetinhos parecem uma forma mais divertida de comer, não é mesmo? Talvez porque remetam aqueles dias de churrasco com a família, talvez porque sejam práticos de degustar e coloridos, já que misturam carnes, vegetais e até mesmo frutas. Bom, a verdade é que a criançada adora um espetinho e essa é uma forma mais fácil de fazer com que as mais chatinhas comam vegetais. Um apelo visual nas refeições sempre ajuda a convencê-los.


A receita de hoje é um pouquinho diferente daqueles espetinhos mais comuns do churrasco de domingo, pois utiliza carne de frango e abacaxi, além de poder ser feita no forno, caso você não possua churrasqueira ou grelha em casa.


Dica: você precisará de mais ou menos 2 abacaxis para esta receita, um será utilizado na forma de suco para marinar a carne e o outro cortado em cubos para montar os espetinhos.


Curiosidade: o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda a deixar a carne mais macia, tornando-se assim um ótimo suco para marinar outros tipos de carne e acrescentar um sabor agridoce especial a outras receitas.


Ingredientes:


Para marinar o frango:


— 500 gramas de peito de frango cortado em cubinhos


— 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)


— 600 ml de suco de abacaxi filtrado


— 2 dentes de alho amassados


Para montar o espetinho:


—15 Palitos de churrasco


— 1 Abacaxi cortado em cubos (mais ou menos 40 cubos)


— 2 Pimentões vermelhos cortados em fatias


— 500 gramas de tomatinhos cereja


— Papel manteiga e forma grande (se for assar no forno convencional)


Modo de preparo:


Primeiro, coloque o frango em uma vasilha com os ingredientes destinados à marinada. Misture bem e leve ao refrigerador por cerca de 30 minutos.


Pré-aqueça o forno a 200°C. Então é hora de começar a montar os espetinhos. As crianças podem ajudar nesta parte, a ordem que seguimos foi:


2 tomates cereja ? 1 cubinho de pimentão ? 1 cubinho de frango ? 1 cubinho de abacaxi: repita esta sequência mais uma vez e finalize com outros 2 tomatinhos cereja.


De qualquer maneira, as crianças podem criar a ordem que preferirem ao ajudarem a montar os espetinhos.


Depois de montar todos os espetinhos (cerca de 12 a 15), forre uma forma grande com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, virando os espetinhos de lado na metade desse tempo. Sirva com arroz integral.


Rendimento: de 12 a 15 espetinhos.

Talharim com iogurte grego e cebola caramelizada


A receita de hoje é para aquelas jantas especiais nestas noites frias de outono: pasta com creme e cebola caramelizada. Uma delícia com textura e sabor inconfundíveis! Além, é claro, de levar ingredientes simples e ser de rápido preparo.


Ingredientes:


— 2 Dentes de alho


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de manteiga sem sal


— 2 Cebolas médias


— 2 Colheres de sopa de açúcar mascavo


— 1 Xícara de caldo de vegetais ou frango


— 300 Gramas de talharim


— 1 Xícara de iogurte grego tradicional (você pode substituir por coalhada ou nata)


— Sal e pimenta do reino a gosto


— 150 Gramas de parmesão ralado


Modo de fazer: coloque o talharim para cozinhar, conforme as instruções do pacote. Esprema os dentes de alho e corte as cebolas em fatias finas. Em uma panela, adicione a manteiga e o azeite, esquente em fogo médio. Adicione as cebolas, refogue um pouco, adicione o alho, refogue mais e acrescente o açúcar mascavo, sempre mexendo. Quando estiver no ponto, as cebolas quase queimando, adicione o caldo de vegetais ou frango e deixe ferver por 5 minutos. Escorra o talharim e o coloque numa vasilha. Despeje o molho de cebolas por cima da massa. Adicione o iogurte, tempere com sal e pimenta e misture bem. Finalize com queijo ralado por cima.


Rendimento: 4 porções.

DIY Páscoa: ovinhos decorados

Ovos decorados são uma tradição de Páscoa. Para espalhar pela casa, pôr na cestinha de chocolates ou para presentear, o post de hoje vai ensinar a transformar seus ovinhos em quatro aves diferentes: pinguim, pavão, coruja e tucano. Os materiais são simples e o resultado original e colorido.

Materiais:

— 4 Ovos
— Tinta acrílica de várias cores
— Cartolina colorida
— Canetinhas coloridas
— Pincéis
— Tesoura
— Pistola de cola quente
— Lápis

Pinguim: fazer o desenho do pinguim no ovinho é muito simples. Basta traçar com o lápis um círculo oval e pintar toda a parte de fora com tinta preta. Depois, com a canetinha, faça os olhinhos e o bico do animal.

Pavão: para fazer o pavão, pinte todo o ovo de azul. Espere secar e desenhe com a canetinha os olhinhos e o bico. Desenhe na cartolina verde as penas, utilizando outras cores de papel para customizá-la, como na imagem abaixo. Fixe as penas de papel na parte de traz do ovinho pintado utilizando cola quente.

Coruja: desenhe no ovo um losango. Pinte toda parte exterior do ovo de marrom, como feito com o pinguim. Crie com a canetinha uma textura diferente na barriga da coruja. Depois é só desenhar os olhos e o bico, também com canetinha.

Tucano: o tucano, assim como o pavão, leva acessórios de papel colados. Para fazê-lo, basta desenhar uma forma em formato de feijão no ovo e pintar sua parte externa com tinta preta. Depois, divida a parte interna como na imagem abaixo e pinte com cores diferentes cada uma. Faça uma bolinha com canetinha preta representando o olho. Desenhe o bico colorido e as penas de cima da cabeça na cartolina, recorte e cole com a pistola quente.

Dica: utilize um copinho ou potinho de vidro para apoiar os ovos pintados enquanto a tinta seca.
Não ficaram lindos? Qual o seu favorito?


Receita quarta-feira de cinzas: tilápia assada com legumes e tomilho

Carnaval chegando e, com ele, a quarta-feira de cinzas. Na maioria das famílias brasileiras, o costume é preparar um peixe para a data que encerra a folia. Nossa sugestão é esta receita fácil e rápida de tilápia assada com legumes e tomilho, uma erva que perfuma e dá um sabor incrível a qualquer receita.

Ingredientes:

— 500 Gramas de posta de tilápia fresca ou descongelada
— 2 ½ Colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
— 3 Dentes de alho amassados
— Suco de 2 limões (você pode utilizar o limão siciliano ou Taiti, como preferir)
— Raspas de 1 limão inteiro
— 1 Cebola picada em tiras
— 200 Gramas de nabo ralado em tiras
— 500 Gramas de tomatinhos cereja
— Ramos de tomilho fresco
— Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Corte as postas de tilápia em pedaços grandes. Em uma tigela, misture 1 colher de sopa de azeite de oliva, o alho amassado, algumas folhas de tomilho, o suco e as raspas de 1 limão, mais sal e pimenta a gosto. Mergulhe o peixe no tempero e deixe marinando por cerca de uma hora.
Depois, pré-aqueça o forno a 210°C. Utilize uma forma ou panela de ferro que possa ir no forno para montar o assado. Unte a forma com ½ colher de sopa de azeite de oliva. No fundo, coloque a cebola picada e, por cima, o nabo ralado, formando uma espécie de caminha para o peixe. Adicione o suco de mais ½ limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Posicione os pedaços da tilápia e complete com os tomatinhos cereja. Despeje o suco que restou do marinado por cima. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, dando uma remexida nos legumes na metade desse tempo.
Retire a assadeira do forno e vire o peixe. Regue com o suco de mais ½ limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva e coloque ramos de tomilho. Asse por mais 20 minutos ou até o peixe ficar dourado por cima. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.

Receita de verão: tiramisù de limão

Você sabia que o tiramisù — a clássica sobremesa italiana que leva café, licor de amêndoas e Mascarpone — possui uma versão com limão? Ela é mais refrescante e combina demais com os dias de calor. No post de hoje vamos aprender a fazer essa delícia geladinha e perfeita para servir no fim de semana com a criançada.

Ingredientes:
— 2 Ovos
— 80 Gramas de açúcar refinado
— 200 Gramas de queijo Mascarpone (pode substituir por Cream Cheese, caso não encontre)
— 500 Gramas de nata fresca
— 4 Limões sicilianos maduros
— 1 Colher de sopa de licor de limão
— 300 Gramas de bolacha champanhe (aproximadamente 2 pacotes)

Modo de fazer:
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar e adicione o Mascarpone, batendo até obter um creme homogêneo e espesso. Depois, adicione aos poucos a nata fresca. Incorpore delicadamente as claras em neve ao creme. Reserve.
Esprema o suco de 4 limões e adicione a mesma quantidade de água. Adicione o licor de limão. Umedeça rapidamente as bolachas champanhe nessa mistura.
Em uma forma retangular, comprida e alta, forme camadas de biscoito e creme. A primeira camada deve ser de biscoito e a última de creme. Finalize a sobremesa com raspas de limão por cima. Deixe na geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de servir.

Rendimento: 12 porções.

DIY volta às aulas: cadernos customizados

Entrando no clima de volta às aulas, que tal customizar os cadernos das crianças? Com papel, fita adesiva decorada e um pouco de imaginação, você pode criar modelos lindos e especiais para cada matéria. Olha só:

Materiais:
— Cadernos
— Papel decorado
— Fita adesiva decorada
— Tesoura
— Cola branca
— Régua
— Caneta permanente

Meça direitinho o tamanho do caderno no papel decorado e recorte-o. Uma dica: você pode escolher a estampa de papel baseando-se na matéria, por exemplo, uma estampa florida para biologia ou uma com formas geométricas para matemática. Utilizando os dedos ou um pincel esponja, passe a cola uniformemente na superfície do caderno.

Cole o papel decorado sobre a capa, com cuidado para não formar bolhas de ar na superfície. No canto superior direito da capa do caderno, cole um pedacinho de fita decorada. Depois, escreva com caneta permanente o nome da matéria de cada caderno.

Prontinho! Cadernos customizados e supercharmosos para começar o ano letivo com tudo!