back

Blog > Receitas de almoço para o dia dos pais: canelone de berinjela e mousse de limão com pistache

Receitas de almoço para o dia dos pais: canelone de berinjela e mousse de limão com pistache


O dia dos pais está chegando e a data pede um almoço de domingo especial. Por que não escolher duas receitas leves e fáceis de fazer, que as crianças podem entrar em ação para ajudar no preparo? Confira uma receita saborosa e saudável de canelone de berinjela com recheio de ricota e molho vermelho, que pode ser servido com arroz branco e uma boa salada de rúcula. Arremate a refeição com o mousse de limão com pistache.


Canelone de berinjela


Ingredientes:


— 2 Berinjelas grandes cortadas em fatias


— 350 Gramas de ricota fresca


— ½ Xícara de folhas frescas de manjericão


— 1 Colher de sopa de orégano desidratado


— 1 Colher de sopa de açafrão


— Suco de 1 limão


— 4 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem


— Sal e pimenta a gosto


— Queijo parmesão ralado


— Papel manteiga


Molho de tomate:


— 4 Tomates maduros


— 1 Dente de alho picado


— 1 Cebola picada


— 1 Colher de sopa de azeite de oliva


— 1 Colher de sopa de mel


— Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 220 °C. Salgue as fatias de berinjela em ambos os lados e disponha-as em uma forma untada com um fio de azeite. Leve ao forno por 15 minutos. Faça o molho de ricota: coloque em um processador ou liquidificador a ricota, as folhas de manjericão, o orégano, o açafrão, uma colher de azeite de oliva e o suco de um limão. Bata bem, até conseguir um recheio homogêneo e consistente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.


Faça o molho de tomate: refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Adicione os tomates picados e sem as sementes. Refogue e deixe cozinhando em fogo médio por 30 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto e corrija a acidez com o mel. Reserve.



Monte os canelones com a ajuda de seu filho: retire as fatias de berinjela do forno após 15 minutos e disponha uma colher de sopa de recheio sobre a extremidade de cada uma, posicionadas em uma forma forrada com papel manteiga. Enrole cada fatia recheada como um canelone e prenda as extremidades com um palito, se necessário. Jogue o molho de tomate por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos. Finalize com um parmesão ralado a gosto antes de servir.



Rendimento: 10-12 canelones


Mousse de limão com pistache


Ingredientes:


— Suco de três limões sicilianos (pode substituir por limões Taiti se preferir)


— 1 Lata de leite condensado


— 1 Lata de creme de leite


— 100 Gramas de pistaches sem casca e grosseiramente debulhados



Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes, exceto os pistaches, no liquidificador. Bata bem até conseguir um creme homogêneo. Leve à geladeira por pelo menos três horas. Antes de servir, coloque os pistaches debulhados e descascados por cima.


Rendimento: 10-12 porções