FIQUE LIGADO

BLOG

Leitura em família: livros infantis que ajudam a entender situações do dia a dia

23 de maio de 2024

Os livros infantis e a leitura em família têm um papel relevante na formação dos pequenos. Além de proporcionarem momentos agradáveis de interação entre pais e filhos, longe das telas do celular ou dos tablets, os livros podem ajudar a criança a entender e a enfrentar situações que ocorrem no seu dia a dia. Mas a escolha de uma literatura adequada à idade, às necessidades e o modo de vida de cada um é fundamental para despertar o interesse de meninos e meninas, unindo entretenimento e educação. Quer algumas dicas para montar sua biblioteca infantil? Anota aí as sugestões de livros infantis do site www.leiturinha.com.br, especializado em conteúdo educacional para os pequenos, os papais e as mamães, que a gente reproduz aqui para você.  

Bullying 

Capa de um dos livros infantis, Bruno e João, de Jean-Claude R. Alphen. Capa amarela com os dois personagens ilustrados.

Bruno & João

Editora: Jujuba 
Texto e ilustrações: Jean-Claude R. Alphen 

O bullying é um dos temas centrais abordados neste livro infantil que, com ilustrações simbólicas e um texto suave, conta uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação. Bruno e João são muito diferentes, mas, dentro deles, existe algo comum que os uniu: a amizade. 

Separação dos pais 

Capa de um dos livros infantis, Duas casas e uma mochila, de Sônia Mendes. Em um fundo verde, há o desenho de uma mochila circulado por desenhos de objetos do dia a dia de uma criança.

Duas casas e uma mochila

Editora: Mar de Ideias 
Texto e ilustrações: Sonia Mendes e Jana Magalhães 

Este livro infantil é quase um diário. Nele, os pensamentos e conflitos de uma garotinha  são transmitidos ao pequeno leitor quase que num tom confidencial. Entramos,  então, em seu universo infantil, numa fase difícil de sua vida: a separação de seus pais. Sua mochila, antes pesada, vai tornando-se leve, na medida em que constrói um lar a mais, junto de seu pai. 

Agressividade 

Capa de um dos livros infantis, A Raiva, de Blandina Franco e José Carlos Lollo. A capa é branca, simples, com a palavra RAIVA escrita em preto.

A raiva

Editora: Pequena Zahar 
Texto e ilustrações: Blandina Franco 

Quem é que já sentiu raiva? Pode ser uma raivinha à toa, que mesmo sem razão de ser, começa a se alimentar das pequenas coisas. Esta é história de um sentimento que vai crescendo, crescendo, crescendo até explodir e dar muito trabalho para arrumar! Uma ótima oportunidade para conversar sobre emoções e explorar a inteligência afetiva do seu pequeno. 

Saudade 

Capa de um dos livros infantis, Os Passarinhos do Mundo, de Vivina de Assis Viana e Rosinha. O livro tem o desenho de uma paisagem, com montanhas, e pássaros voando em um céu azul.

Os passarinhos do mundo 

Editora: Autêntica
Texto: Vivina de Assis Viana
Ilustrações: Rosinha

Em uma viagem ao sítio do seu avô, um garotinho ganha a melhor arapuca de pegar passarinho! De lá, ele leva para a cidade o Zezito, um tico-tico a quem ele se apegou! Passado um tempo, em sua nova vida na cidade, ele percebe que o passarinho já não anda mais tão feliz como quando vivia na roça. Sentia saudade do mato, do ar fresco e da liberdade que tinha. O menino, compadecido da saudade do companheiro, resolve, então, voltar ao sítio e devolver o passarinho ao seu velho lar. 

Medo de escuro 

Capa de um dos livros infantis, Orion e o Escuro, de Emma Yarlett. A capa vermelha traz o título do livro e os dois personagens principais ilustrados.

Orion e o escuro 

Editora: Globo
Texto e ilustrações: Emma Yarlett 

Nesta história, o garotinho Orion é muito esperto e inteligente, mas seu medo o impede de ter uma noite de sono tranquila e feliz e de curtir outros espaços da casa. Assim, para se ver livre de seu medo, ele cria ideias mirabolantes: uma lâmpada que dure para sempre, pintar o quarto com tinta fluorescente e até capturar o sol! Mas nada resolve! Até que um dia se cansa de tanto medo e, muito bravo, manda o Escuro ir embora! O que ele não esperava, era que o Escuro, em pessoa, iria lhe fazer uma visitinha! 

Mudança de escola 

Capa de Meu Primeiro Dia de Aula, de Rafael Alvarenga. A capa verde traz o título em amarelo e, abaixo, ilustração de uma professora ao lado de quatro alunos.

Meu primeiro dia de aula 

Editora: Nova Alexandria
Texto: Rafael Alvarenga
Ilustrações: Rafael Hildebrand

Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! Com um pouco de medo, Paula se prepara para sua nova experiência. No caminho para a nova escola, a garotinha conversa com os seus pais e eles lhes contam que quando eram crianças o primeiro dia de aula foi muito legal. Esta é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma nova escola não é ruim, logo acontece a adaptação. Aproveite este momento para conversar com o seu pequeno sobre este assunto 

Respeito às diferenças 

Capa de Heróis à Vista, de Márcio Araújo e Guilherme Alvernaz. A capa é colorida, e traz a ilustração de um cão guia e uma menina cega, ambos sorrindo.

Heróis à vista 

Editora: Globinho
Texto: Marcio Araújo
Ilustrações: Guilherme Alvernaz 

Bóris é um cãozinho que desde pequeno sonhava em ser herói, seu desejo maior era se tornar um cão-guia, assim como seu pai e seu avô. E para isso ele se dedicava muito com treinamento pesado, afinal, seria uma conquista e tanto. Depois de muita dedicação e de ficar muito tempo longe de sua família, Bóris ganha uma missão especial: ser cão-guia de uma garotinha cega que adora viver grandes aventuras e desafios. 

Desfralde 

Capa de O que tem dentro da sua fralda?, de Guido van Genechten. O livro tem uma capa branca, com a ilustração de um ratinho usando fraldas, e acima dele há um balão de fala com o título do livro.

O que tem dentro da sua fralda 

Editora: Brinque-book
Texto e ilustrações: Guido Van Genechten 

O ratinho quer saber: o que tem dentro da fralda do seu pequeno? Abras as abas e descubra a surpresa que é crescer! Este é um livro aclamado pelos pais e pequeninos que estão em processo de desfralde. Parte de uma série de livros infantis sobre temáticas delicadas, ele aborda o assunto de maneira descontraída e acessível à compreensão das crianças, o que facilita o avanço não doloroso neste momento. 

A chegada de um irmãozinho

Capa de Quero nascer de novo, de Illan Brenmam. A capa traz, em um fundo amarelo, a ilustração de uma criança e uma mãe, que está grávida.

Quero nascer de novo 

Editora: Saber e Ler
Texto: 
Ilustrações: Catalina Echeverri 

Este é um ótimo livro para trabalhar a chegada do irmão mais novo com seu pequeno. A mamãe e o papai da Sophia encontraram uma maneira bem interessante de falar sobre o irmãozinho que vai chegar para ela. Com muito carinho e um bom diálogo, o amor toma o lugar do ciúme. 

Lidando com a perda 

Capa de Menina Nina, de Ziraldo. A capa traz a ilustração da personagem principal, com uma cara triste e o rosto apoiado na mão.

Menina Nina

Editora: Melhoramentos
Texto e ilustrações: Ziraldo 

Preparem os lenços, pois este é um daqueles livros infantis que são para lá de emocionantes! Ziraldo apresenta a relação de Nina com sua avó Vivi. No desenrolar da história, nos deparamos com o fim da vida e com toda sensibilidade e respeito que cabem aos autores que tocam nesse assunto tão delicado. De forma magistral, ele fecha com dois motivos que vão te fazer repensar suas lágrimas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *