FIQUE LIGADO

BLOG

Home office: como conciliar o trabalho com o cuidado dos pequenos

9 de agosto de 2024

Ter uma carreira e sucesso profissional é importante. Não apenas por uma questão financeira, mas para desenvolver a autoestima e proporcionar realização pessoal. Mas como conciliar isso com a necessidade – e o desejo – de estar sempre ao lado dos filhos, acompanhar de perto o crescimento, cada momento único da infância?  

O home office e o regime de trabalho híbrido, que a pandemia introduziu no dia a dia de muita gente, de certa forma ajudaram a resolver alguns dilemas. Mas há pequenas atitudes que, incluídas na rotina, podem contribuir ainda mais para melhorar a administração do tempo. Por consequência, são dicas que aumentam a qualidade de vida, seja de quem fica em casa ou daqueles que todo o dia têm de sair para trabalhar. 

Ficou interessada? Anota aí algumas dicas. 

Defina e cumpra seus horários de home office

Essa é a primeira providência. E talvez a mais importante. Coisas do trabalho devem ficar do lado de fora da porta de casa. Para isso, é preciso se organizar, criar um plano de atividades e horários bem definidos.  Que tal deixar o celular longe de você quando chegar em casa? Nada de ficar lendo mensagens de WhatsApp. Procure conciliar as atividades dos pequenos, com a sua disponibilidade de horários para poder acompanhá-los ao curso de inglês, às aulas de balé ou a escolinha de futebol. E reserve o fim de tarde, sempre que possível, para ficarem todos juntos. 

No home office, reconheça seus limites e diga não 

Não tente se superar o tempo todo. Nem como pai ou mãe. O desânimo, o cansaço fazem parte da vida de todo mundo.  E saber reconhecer os seus limites faz parte da busca por uma convivência melhor em todas as áreas. Fazer horas extras ou trabalhar no fim de semana, por exemplo, pode custar mais caro do que dizer a seu chefe que não dá. Da mesma forma que se forçar a um programa no sábado à tarde com as crianças, depois dede uma semana exaustiva, pode gerar mais estresse do que satisfação. Lembre-se que ao tentar ir além o tempo todo, você certamente deixará várias coisas pelo caminho. 

Esteja presente mesmo à distância 

Se em casa o celular pode ser um problema prejudicando o tempo que você tem com a família, no trabalho ele pode ser um aliado. Na hora do almoço, no intervalo do lanche, no hotel quando em viagem, ligue para seus filhos, ouvir a sua voz ou ver sua imagem em uma chamada de vídeo certamente vai fazer bem a eles. Mande mensagens de WhatsApp, responda rápido quando for acionado. Assim, os pequenos vão saber que você, mesmo ausente, está sempre presente ao lado deles. 

Divida as tarefas da casa 

Estar presente na vida dos filhos não significa fazer tudo por eles ou superprotegê-los. Mas muitas vezes, quando nos sentimos ausentes, é isso que fazemos, não é mesmo?  Pois comece a dividir as responsabilidades, delegue tarefas para os seus filhos. Coisas como arrumar o quarto, colocar a louça na pia ou retirar o lixo, além de poupar trabalho dos papais, ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade e autonomia dos pequenos. 

Tenha um tempo só para você 

Ter um tempo livre para fazer aquilo que tiver vontade também é fundamental. Praticar seu hobby, por exemplo, vale tanto quanto acompanhar os seus filhos naquilo que eles gostam de fazer.  Dormir bem, cuidar da alimentação, praticar atividades físicas são pequenas atitudes que ajudam a garantir a saúde física e mental, evitar a ansiedade e o estresse que podem comprometer todas as relações.   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *