FIQUE LIGADO

BLOG

A apoio emocional dos cães no tratamento do câncer infantil

27 de novembro de 2024

*Ronaldo Novoa 

O apoio emocional desempenha um papel fundamental no tratamento dos pacientes com câncer, especialmente quando falamos de crianças e de adolescentes. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, atividades que proporcionam entretenimento, como a interação com os animais, ajudam a reduzir a dor, o estresse e a ansiedade. Além disso, contribuírem para melhorar o sistema imunológico e aumentar a adesão ao tratamento. Essas interações criam uma experiência positiva, leve, que traz ganhos emocionais, químicos e físicos aos pacientes em tratamento. 

Apoio emocional de animais

Animais sempre foram a minha paixão. E sempre me interessei pelo potencial dos cães em diversos tipos de atividades, muito além do relacionamento com os seus tutores. Foi a partir daí, depois de muito estudar sobre o tema, que tive a ideia de fundar em São Paulo, há 13 anos, o Instituto Reddogs. 

Preparar cães de assistência e outros animais para intervenções assistidas, é a nossa missão aqui no Instituto. Buscamos proporcionar inclusão social, autonomia e qualidade de vida a pacientes e seus familiares, bem como promover e estimular o bem-estar animal e o convívio saudável entre humanos e cães. 

As crianças, desde o início, se tornaram um alvo prioritário da nossa atividade.   

Apoio emocional para crianças com câncer

O atendimento a crianças com câncer é uma das áreas de atuação desse projeto. Um trabalho que considero mais significativo é o programa de visitação de nossos cães a hospitais oncológicos, oferecendo um tipo diferenciado de apoio terapêutico.  

O contato com os animais é uma experiência transformadora para as crianças internadas. Estudos científicos mostram que a presença e manejo dos cães baixa o ritmo cardíaco, diminui o cortisol, libera neuro-hormônios como dopaminas, endorfinas, serotoninas, além de estimular os pacientes a alguma atividade física num momento tão crucial de seu tratamento. Assim, trazem mais leveza e alegria, o que impacta diretamente no bem-estar dos pequenos. E energia para enfrentar a doença e suas intercorrências. 

Formação de cães

A formação de um cão de apoio emocional é um processo longo e cuidadoso. Desde filhote, o animal é avaliado quanto às suas aptidões, passando por um extenso processo de sociabilização em multidões e eventos, além de ser treinado para ter o melhor comportamento e obediência canina. Avaliações comportamentais e clínicas semestrais são realizadas durante todo esse processo. Uma vez aprovados, esses animais recebem um colete de identificação do Instituto Reddogs com sua função e seu nome. Além de toda a documentação regular é preparada antes de que comecem a sua atividade. 

O acompanhamento de pacientes após o tratamento hospitalar também faz parte de nossa missão, levando conforto na fase de recuperação. Tanto no trabalho com crianças com quadro oncológico, como na preparação de cães de assistência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras diversas deficiências físicas e mentais, nosso objetivo é sempre o mesmo:  melhorar a qualidade de vida de quem está doente e de toda família. Tenho a convicção de que tudo isso vale a pena e que o amor destes animais é um instrumento poderoso de apoio nas mais diferentes situações. 

*Ronaldo Novoa é idealizador e fundador do Instituto Reddogs 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *