A agenda mais importante da semana
2 de março de 2018
As aulas iniciam e logo os pais recebem as “cartinhas” da escola falando sobre as atividades extracurriculares, que dependendo da entidade serão pagas e/ou gratuitas. Elas são importantes para o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Normalmente as crianças acabam escolhendo aquelas que são da sua preferência: seja por música, dança, esportes, teatro, idiomas, etc.
As aulas no contraturno do estudante, muitas vezes, facilita a rotina da família, principalmente quando pai e mãe trabalham fora durante o dia inteiro. Cabe aos pais dosar a quantidade de atividades extracurriculares que as crianças conseguem administrar.
Em 2017, nosso filho de sete anos tinha atividades extras de segunda a quinta. Confesso que ao fim do ano, podia ver o quão cansado ele estava daquela rotina. Esse ano, optamos apenas duas atividades: futsal e robótica – ambas que ele escolheu fazer e três dias na semana. Seria melhor se fosse dois dias apenas, mas a agenda da escola não obedece nossa vontade, não é mesmo?
Durante a semana, ele pode aproveitar o espaço ao ar livre do escritório onde meu marido trabalha para andar de bicicleta e brincar de futebol, ou até mesmo assistir à TV – que é limitada a uma hora por dia.
Os fins de semana são os momentos que mais podemos curtir em família e procuramos estar sempre juntos. Esse ano, a fim de incentivar que ele aprenda a comer outros tipos de comida, desafiei ele a encontrar receitas que nós dois podemos fazer juntos e já saiu escondidinho de carne com purê de batata e cookies. Outro dia, fizemos picolé de morango com a Picoleteria da Calesita, as crianças amaram a experiência e vivem inventando novas receitas para os picolés agora. Sempre é possível criar oportunidades para estar ao lado daqueles que mais amamos, não é mesmo?
A cozinha é sempre um bom lugar porque de lá saem muitas coisas gostosas. Mas além disso, procuramos estar presentes nas brincadeiras, seja com a massinha, blocos de montar ou quebra-cabeças. E percebo como as crianças gostam de brincar conosco, uma hora eu sou a filha, outra hora tenho netas.
Acredito que não apenas a nossa rotina seja assim, mas é a realidade de muitos lares brasileiros. Temos tempo para tantas coisas e nós mães estamos sempre tão ocupadas com as coisas da casa que tirar um tempo para brincar com as crianças parece perda de tempo.
Trabalhamos e ganhamos dinheiro para tentar dar o melhor para nossos filhos, enquanto a coisa mais valiosa e gratuita que temos, muitas vezes não oferecemos: nosso tempo. As crianças têm sua agenda, nós temos a nossa e é ideal que essas agendas coincidam em alguns momentos na semana.
Maneiras de sincronizar a agenda do filho com a dos pais:
- Programem um almoço diferente por semana – mesmo que seja em um restaurante;
- Organize a limpeza da casa para um momento em que as crianças não estejam em casa ou estejam dormindo;
- Encontre brincadeiras que vocês gostem de estar juntos. Se você não gosta de pintar, quem sabe seu filho goste de montar quebra-cabeças com você, ou brincar de casinha;
- Um dia na semana vão para cozinha preparar um lanche especial para a família;
- Saia para tomar um sorvete numa tarde de sábado só você e seu filho (se tiver irmãos, combine que cada sábado será de um). Assim eles sempre vão ter tempo para serem ouvidos e se sentirão especiais.
Acredite estar com seus filhos, mesmo na correria do dia a dia e dedicar tempo para eles é o que eles realmente vão lembrar quando crescerem. Não vão lembrar se a casa estava impecável ou se o almoço atrasou em uma hora. Mas com certeza vão lembrar dos momentos que você sentou no tapete para brincar de fazendinha com eles.