#brincardeque: DIY – Painel de Atividades para crianças
29 de agosto de 2019
Hoje vamos brincar de quê? A nossa série neste mês traz uma opção de atividade “DIY”, ou seja, faça você mesmo. E o mais bacana é poder chamar a criançada para colocar a mão na massa com muita diversão e aguçando a criatividade. Você já ouviu falar sobre os painéis de atividades para crianças?
Inspirados na metodologia Montessori, eles propõem que os pais ensinem aos pequenos para que servem alguns itens simples e que são muito utilizados no dia a dia, como por exemplo: fechadura, chaves, campainhas, telefones, calculadoras, relógio, botões e outros.
Mas o que é o Método Montessori?
Resultado de pesquisas científicas e empíricas da médica e pedagoga Maria Montessori, o método prevê autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Integra o movimento das Escolas Novas, que se opõe ao ensino tradicional, trabalhando com estímulos adequados para cada idade e respeitando a individualidade de cada criança.
Portanto, alinhado ao método montessoriano, o nosso DIY de hoje contribui para o desenvolvimento da curiosidade tátil natural das crianças, em que a cada nova sensação é feita uma descoberta que encanta. Essa atividade pode ser realizada com crianças a partir dos 18 meses e as peças podem ser trocadas conforme o interesse, a curiosidade e a fase de vida do seu filho, renovando a brincadeira de tempos em tempos e estimulando a criatividade. Para este primeiro painel, vamos precisar de:
- Um painel de madeira, cortiça ou plástico duro;
- Tesoura;
- Cola quente ou fita dupla face;
- Itens que você utiliza no dia a dia e que seu filho ama (talheres e outros utensílios de cozinha, fechaduras, chaves, cadeados, ferramentas, telefone, botões, zíper, fios e linhas, entre outros);
- Revistas e jornais para ajudar na composição do fundo do painel.
Com isso em mãos, é só deixar a criatividade rolar. E o mais bacana é poder reaproveitar itens da sua casa ou da casa de amigos e familiares que seriam descartados. Confira abaixo ideias para inspirar o seu Painel de Atividades:
Mas, atenção!
É muito importante que essa brincadeira seja acompanhada de um adulto atento ao manuseio dos materiais junto à criança.