Coisas que ninguém te fala sobre a maternidade
30 de novembro de 2018
O primeiro filho vem sempre acompanhado de muito amor, mas também de muitas dúvidas e medos. As preocupações surgem antes mesmo do bebê nascer. Como será a gravidez? E o parto? Dará tudo certo? Será como o planejado? E esse é apenas o início de uma longa jornada.
E o depois? O que vem em seguida? Estamos prontas para o depois?
Eu confesso que me preparei muito para o parto. Participei de grupos de apoio, estudei, me informei, desejei e idealizei um parto que não aconteceu. Gastei tanto tempo e energia preocupada em como minha filha viria ao mundo e não me preparei psicologicamente para depois que ela viesse.
É claro que o parto é importante e você deve sim se preocupar e se informar. Mas o depois… ah amiga, o depois… é PUNK! Pós-parto, amamentação, depressão, baby blues, solidão, pitacos, alimentação, separação, casamento, libido, vaidade, tempo, vida social… tudo isso ou a ausência disto.
Ninguém te diz que amamentar dói.
Ninguém te diz que sentir tristeza após o bebê nascer é comum.
Ninguém te diz que as noites enquanto amamenta são muito solitárias.
Ninguém te diz que o casamento fica abalado e você pensa várias vezes em se separar.
Ninguém te diz que suas amizades se afastam e a vida social se restringe a você e um bebê que não fala.
Ninguém te diz que você não conseguirá tempo pra fazer as unhas, cabelo e mal tem tempo de escovar os dentes e tomar banho.
Ninguém te diz que não importa o quanto você seja orgulhosa, você precisará pedir ajuda.
Ninguém te diz que se você quiser dormir terá que levar o bebê pra dormir com você.
E diversas outras coisas que ninguém te prepara, vai ver porque não tem preparo mesmo, só passando, só vivendo. Nos agarramos ao mantra “vai passar”. E vai mesmo, um dia, não sei quando, mas eu garanto… VAI PASSAR!