Crianças multitelas: como dosar o uso de celular, tablet e outros eletrônicos?
28 de maio de 2019
A cada dia que passa o mundo se torna mais digital, conseguimos tudo de forma instantânea. Apenas alguns cliques e pronto, já paguei aquela conta ou pedi a minha comida preferida que será entregue em casa dentro de alguns minutos. É muita facilidade, não é mesmo?! Mas todo pró teu seu contra. E quando falamos de crianças, a atenção sobre esse tema deve ser ainda maior.
Se para nós, adultos, o uso de celulares e laptops deve ser moderado, imagine então para as crianças. Pesquisas já mostram que o uso prolongado desses aparelhos não faz bem para a saúde dos pequenos. Risco de doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão estão na lista. Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), o limite deve ser de, no máximo, duas horas por dia alterando conforme a idade e sempre com supervisão.
Entidades como a Associação Americana do Coração indicam que os pais e as mães busquem alternativas para que os filhos aproveitem o tempo livre de outra forma, com brincadeiras que não estão ligadas aos aparelhos eletrônicos. Esse pode ser um momento de desafio. Afinal, qual criança não gosta de brincar com o celular? Para tornar tudo mais fácil, uma das dicas é não utilizar tanto o aparelho quando estiver junto com o seu filho. Procure passar momentos em família e entreter a criança com jogos e brincadeiras educativos e divertidos, mostrando que o mundo real ainda é muito mais legal e interessante do que o virtual.
Confira a indicação de uso conforme a idade:
– bebês: não devem ter contato com esses aparelhos
– entre dois e cinco anos: uma hora por dia
– entre seis e 12 anos: restrito e com a supervisão dos pais
Fontes para dados:
https://www.tecmundo.com.br/saude/115764-quanto-tempo-frente-tela-saudavel-criancas.htm
https://veja.abril.com.br/saude/por-que-as-criancas-devem-reduzir-o-uso-do-celular-e-do-laptop/