Métodos de educação: Waldorf, Homeschool, Militar, não importa o método. O que importa é ter carinho e tempo juntos
1 de novembro de 2018
Temos uma grande preocupação em escolher uma boa escola para nossos filhos e essa escolha inclui não só a estrutura física da escola, a segurança e a limpeza, mas a escolha da metodologia que a escola utiliza e que seja de sua credibilidade.
Hoje em dia temos fácil acesso aos métodos de educação e muito se fala da metodologia Waldorf. Esse método procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. Da mesma forma, também ouvimos e lemos a todo o momento sobre a proposta Homeschool, onde o aprendizado escolar acontece dentro de casa, sem a necessidade de matricular os filhos em uma escola de ensino regular.
Dentre as diversas pesquisas, alguns pais optam por uma escola tradicional, onde a proposta privilegia o conteúdo. Enquanto outros optam por uma escola construtivista, onde a criança é o centro do processo e são estimulados a serem ativos, experimentando, refletindo e discutindo o conteúdo a ser aprendido.
Posso citar várias propostas de ensino por aqui e explicar os prós e contras de cada uma, mas já parou pra pensar que muito além do tempo escolar e de todo aprendizado adquirido na escola que seu filho venha ter, o mais importante é ter carinho e tempo junto com ele?
Eu me lembro das brincadeiras de pique com os primos, o cheirinho gostoso do almoço de domingo, do perfume da minha avó e das férias na casa da minha madrinha. Foram momentos inesquecíveis! Sobre as escolas que estudei eu me lembro também, mas o que mais significou de fato pra mim, foram os momentos vividos em família. E essa memória, ninguém apaga!
Sem dúvida as melhores memórias da infância são baseadas nos momentos que vivenciamos a partir das brincadeiras. Por isso, relacionei algumas ideias, dentro de cada faixa etária, de brincadeiras que vocês podem fazer com seus filhos e que serão lindas memórias para toda a vida!
De 0 a 1 ano:
Brincar no chão com bolas.
Escutar e cantar músicas.
Brincar com água, mangueira ou piscina.
Ler historinhas.
De 2 a 3 anos:
Desenhar, pintar, recortar e colar.
Brincar de pique.
Dançar.
Brincar com massinha de modelar.
De 4 a 6 anos:
Pracinha.
Amarelinha.
Bambolê.
Estátua.
Mímica.
Acima de 7 anos:
Cabra-cega.
Malabarismo.
Caça ao tesouro.
Pipa.
Jogos com bola.
Uma atividade que José Marcos gosta muito de participar também é fazer algo na cozinha comigo. Já fizemos dezenas de vezes bolo, pizza, pastel, gelatina e com o auxílio de um adulto, este tipo de atividade é muito prazerosa e divertida.
Então, a minha proposta é que tenhamos um tempo de carinho e diversão todos os dias com nossos filhos. A escolha da escola é importante sim, mas o tempo investido com qualidade na vida deles é mais importante ainda!
Se você gostou desse texto, então veja também o que eu escrevi sobre maternidade clicando aqui.
Adorei o post, aqui tbm prezamos muito por esses momentos em família, essas recordações ficaram para sempre
Bjs
Perfeito! Nossos filhos precisam da gente, do nosso tempo, do nosso amor!
Parabéns pelo texto.
Estar em família realmente é o que mais importa. É a escola estar alinha com os valores e princípios da família também. Eu me lembro muito dos nomentos em família e da escola também. Na verdade, os meus melhores momentos na escola foram vividos no pátio. Beijos
Chris