FIQUE LIGADO

BLOG

Qual a melhor idade para ganhar um animalzinho?

11 de dezembro de 2019

Benefícios e riscos para os pequenos devem ser considerados na hora de colocar um cão ou um gato dentro de casa.

Eles fazem parte da família. Sua presença é capaz de transformar o ambiente de uma casa, atraindo as atenções de todo mundo. Mas, quando se trata da relação dos animais com os filhos sempre surgem algumas dúvidas que dificultam os pais a tomar uma decisão. Que idade, afinal, é a mais adequada para que a criança e os bichanos possam dividir o mesmo espaço? Que benefícios e que riscos essa relação proporciona? Nesse texto, o blog preparou algumas dicas para quem gosta de animais e não quer privar os pequenos da companhia dos bichanos. Mas ainda tem receio de levar um peludo para casa.

Benefícios do animal para as crianças

Os psicólogos são unânimes: o convívio com os animais pode exercer um importante papel no desenvolvimento das crianças, estimulando sua capacidade afetiva, sua autoconfiança e fazendo com que os pequenos se sintam úteis, criando responsabilidades de alimentar, cuidar e brincar. Também estabelece limites e respeito à vida, ensinando desde cedo os cuidados, o carinho que essa relação exige.

No entanto, o papel desempenhado pelos pais é fundamental na construção dessa relação. Avaliar a maturidade dos filhos para lidar com os bichanos e, principalmente para entender que animal não é brinquedo é indispensável para que se crie um ambiente saudável dentro de casa, sem riscos para a criança e os bichinhos.

Riscos dos animais para as crianças

Os pediatras fazem um alerta que deve sempre ser levado em conta: antes de levar um animal para casa, especialmente cães e gatos, é preciso que todos os cuidados com a saúde dos bichanos e da criança sejam considerados. A vacinação dos aninais deve estar sempre em dia, a visita ao veterinário deve ser regular e os hábitos de higiene – como o banho e a tosa – precisam ser frequentes. Para os pequenos, alguns médicos recomendam que se façam testes que avaliem a propensão de manifestações alérgicas antes de ganharem um bichinho peludo.

No caso de quem já tem um animalzinho em casa quando chega um bebê, precauções extras são essenciais. Nos primeiros meses, antes que as vacinas da criança sejam regularizadas, o excesso de proximidade deve ser evitado. Além disso, é importante que o carinho e a atenção dos adultos com os bichinhos sejam mantidos. Isso evita que o novo morador da casa seja encarado instintivamente pelos animais como um invasor, uma ameaça, alguém que veio roubar seu espaço.

A idade certa para ter um animal

Crianças a partir de quatro anos já podem conviver bem com os cachorros e os felinos. Os pequenos nessa idade já têm capacidade de entender os limites das brincadeiras, já sabem que não podem puxar as orelhas ou os pelos dos bichanos. Também já adquiriram capacidade de cumprir com as tarefas básicas como colocar a ração e a água, jogar a bola para o cãozinho buscar de volta.  Independentemente da idade ideal, contudo, o melhor é que os pais esperem que venha dos próprios filhos o interesse por ter um animal. Isso é meio caminho andado para uma convivência construtiva e saudável dentro de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *