Quatro dicas para contribuir com a alfabetização do seu filho
14 de outubro de 2021
O apoio dos pais durante a alfabetização na infância é fundamental. Estimular as crianças em casa com carinho, atenção e de um jeito criativo pode deixá-las mais engajadas a aprender e, consequentemente, garantir um desempenho escolar melhor.
Você sabia que a participação familiar interfere até mesmo no comprometimento futuro dos filhos com a vida acadêmica? De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, pais que mantêm um acompanhamento próximo da vida escolar do filho diminuem em 64% as chances da criança desistir da escola. Isso contribui até mesmo para conquistas profissionais, que exigem formação e cursos específicos.
Com a pandemia, o ensino à distância fez com que muitos pais precisassem se adaptar a uma nova realidade de ensino, se envolvendo mais com as atividades escolares dos seus pequenos. Apesar do recente retorno das aulas presenciais em algumas escolas, ainda é possível manter essa troca diária e complementar o trabalho dos professores.
Para auxiliar nesse processo, selecionamos quatro dicas que podem ajudar na hora de contribuir com seu filho nessa etapa tão importante do aprendizado. Confira:
Incentive a leitura
A leitura faz toda a diferença no processo de aprendizagem. Além de contribuir com a alfabetização, ler estimula a capacidade imaginativa do seu filho, aumenta a concentração e desenvolve o contato com sentimentos e emoções.
Crie o hábito de ler com o pequeno todas as noites. Comece aos poucos, auxiliando nas frases mais difíceis, até que ele consiga dominar a atividade por completo.
Invista em brinquedos educativos
Aprender brincando é bem mais divertido. Investir em brinquedos educativos é capaz de prender a atenção do seu filho e estimular a curiosidade dele durante o aprendizado.
O Puzzle Mania Letras, da Tateti, estimula crianças a partir de um ano a terem o primeiro contato com as vogais. O brinquedo possui formas e cores atrativas e cada letra corresponde à inicial de um animal. Confira mais detalhes sobre ele clicando aqui.
Escrevam juntos
Participe das tarefas escolares do seu filho. Sentir a sua presença pode deixá-lo mais seguro e confortável para tirar dúvidas e aprender com mais facilidade.
Nas horas vagas, à noite, você ainda pode se sentar junto a ele para escrever uma historinha que conte os detalhes do dia que passou. Além de engajá-lo com a escrita, isso vai aumentar o vínculo entre vocês.
Respeite o ritmo do seu filho
Evite pressionar seu filho. Quando for necessário corrigi-lo, seja assertivo e tenha paciência. Uma postura muito agressiva, ao invés de ajudar pode desestimular ou até mesmo deixá-lo bloqueado.
Lembre-se que cada criança possui o seu ritmo. Em casos de muita dificuldade, converse com o professor sobre a melhor alternativa para resolver essa questão juntos.