FIQUE LIGADO

BLOG

Rivalidade entre irmãos: 5 dicas úteis para evitar e resolver

24 de setembro de 2024

Não importa a diferença de idade. As brigas entre irmãos são motivos constantes de preocupação dos papais e das mamães. Por mais que o ambiente familiar seja marcado por uma relação de carinho e harmonia, momentos de tensão sempre vão existir, afinal, ainda que recebam a mesma educação, seus filhos são pessoas diferentes, têm personalidades diferentes e querem, cada um, ocupar o seu espaço. 

É comum nessas horas, um questionamento sobre o que poderia ser feito para evitar essas situações. Sem dúvidas, nós, os adultos, temos um papel importante para serenar os ânimos, respeitando as particularidades de cada um. Pensando nisso, preparamos aqui algumas dicas que podem ajudar você a tornar o relacionamento entre irmãos mais tranquilo e construtivo. 

Incentive o diálogo entre irmãos 

Estimule a conversa entre seus filhos. Coisas cotidianas como contar como foi o dia na escola, trocar ideias sobre um brinquedo ou um jogo novo, interpretar uma história ajudam a criar uma cultura voltada para o diálogo e despertam cumplicidade entre os pequenos. Mas vá além disso: incentive as crianças a expressarem suas necessidades e seus pontos de vista de maneira clara. E participe das conversas sempre que possível, ouvindo o que cada um tem a dizer e dedicando a atenção que ambos merecem. 

Respeite a individualidade de cada um dos irmãos

As brigas e a rivalidade entre irmãos, em boa parte, surgem a partir das diferenças entre eles. Como já dissemos aqui, cada criança é única, com desejos, gostos e interesses individuais.  Ensine seus filhos a aceitarem e a valorizarem essas diferenças. Isso, além de minimizar os conflitos entre eles, vai estimular o respeito à diversidade também na vida em sociedade, na escola ou no condomínio onde vivem, por exemplo. 

Estimule atividades em família 

Atividades que envolvam os irmãos – e os papais e mamães sempre que puderem – ajudam a manter a leveza e a harmonia nas relações familiares. Deixar o celular de lado, investindo em um jogo de tabuleiro, preparando juntos um lanche ou organizando um fim de semana no parque são ideias que ajudam a estreitar as relações familiares.  

Evite tomar partido 

Em uma briga entre irmãos, cada um tem as suas razões, e não cabe a você fazer julgamentos. Por isso, ouça a versão e os motivos de cada um, procure entender e funcione como um mediador, não como um juiz.  O melhor caminho e ajudar os pequenos a encontrarem a solução para resolver o conflito. Isso reforça a autonomia e o sentido da cooperação entre eles. Mostre que a intolerância e o desrespeito mútuo vão gerar consequências negativas para os dois lados. 

Seja um exemplo para os seus filhos 

Por fim, lembre-se de que você é a inspiração dos seus filhos. Afinal, aquela frase que dizia faça o que eu digo, não faça o que eu faço não cabe mais nos dias de hoje. Os pequenos aprendem observando os pais. Por isso, discussões entre adultos – marido e mulher especialmente – devem ser evitadas a qualquer custo na frente das crianças. O exemplo, sempre, deve vir de cima. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *