Verão: doenças mais comuns nas crianças e como evitá-las
17 de janeiro de 2023
Verão para a criançada é sinônimo de férias e muita diversão. No entanto, é comum que os pequenos sejam afetados por algumas doenças que predominam durante a estação. Prevenir e identificar rapidamente os sintomas, portanto, é fundamental.
Quando planejarem os passeios com as crianças, os pais precisam tomar alguns cuidados especiais. E para ajudar nessa missão, separamos aqui algumas doenças muito comuns nas crianças durante o verão e dicas de como evitá-las.
Insolação
Os dias quentes do verão podem causar problemas de saúde às crianças que ficam muito tempo expostas ao sol. A insolação, por exemplo, é muito comum nessa época.
Por terem pele mais sensível do que os adultos, as crianças estão mais sujeitas a sofrer com a insolação que pode causar, além de queimaduras graves, febre, náusea e diarreia.
Para evitar que os pequenos sejam afetados por essa doença, passe sempre protetor solar e incentive-os a beber bastante água para hidratação. Além disso, bonés e chapéus podem ser utilizados para protegê-los ainda mais do sol.
Otite
Sendo uma doença típica do verão, a otite é uma infecção no ouvido externo das crianças que tem como sintomas principais fortes dores de ouvido, febre, perda de apetite, secreção no local infeccionado, diarreia e alterações no sono.
Para prevenir, seque bem a parte externa do ouvido após contato com a água, seja no mar os na piscina. Outra coisa recomendada é lavar corretamente as mãos das crianças com água e sabão após as brincadeiras, para evitar que coloquem o dedo sujo no ouvido. Uma dica importante: evite limpar os ouvidos com cotonete para não machucá-los.
Micose
Os casos de micose em crianças aumentam consideravelmente durante o verão.
Essa doença tem como principal sintoma o aparecimento de bolhas avermelhadas com bordas brancas e pode ser evitada secando bem as crianças após o banho.
Além disso, é importante que os pequenos tenham uma toalha própria já que a micose pode ser transmitida pelo compartilhamento de itens de higiene pessoal.
Agora que você já conhece as principais doenças que afetam as crianças no verão, basta adotar as medidas necessárias para evitá-las e proteger os pequenos nos dias de verão